Você tem apenas cinco segundos para capturar a atenção de seu leitor.
O que você faz para atrai-lo?
Em um grupo de dez pessoas, apenas oito leem o título de uma mensagem. Das que leem o título, apenas duas lerão o restante do texto. Se o título representa 80% do sucesso de sua mensagem, é fundamental dar a máxima atenção a ele.
Reuni neste artigo 12 dicas rápidas de webwriting sobre como criar títulos que capturam a atenção do seu leitor. Tome nota:
1. Pense nas ferramentas de busca
Como as pessoas buscam o seu conteúdo na web? Procure utilizar os termos buscados pelo seu público.
2. Respeite o limite de 40 caracteres
Evite ultrapassar este limite. Se precisar, utilize subtítulo, corte palavras ou substitua por termos mais curtos.
3. Seja objetivo
Deixe termos subjetivos para escritores famosos, propagandas e quando for escrever somente para leitores fieis. Leitores não fidelizados não leem, eles passam os olhos. O título deve indicar, em poucas palavras, o teor da mensagem.
4. Conserve sua credibilidade
Usar títulos enganadores para chamar a atenção não vai manter o seu leitor. Pior do que isto, vai afastá-lo. Essa prática decepciona e afeta a credibilidade. O título tem que refletir o que está no texto.
5. Foque em um benefício
Se o principal benefício é mais tempo, use isso. O leitor será atraído por aquilo que ele está buscando.
6. Seja específico
Em vez de dizer mais de 1000, use 1504. Percebe como a precisão melhora a confiabilidade?
7. Seja atual
Se tiver a chance de aproveitar um evento ou acontecimento atual, isto pode ser interessante. Por exemplo: “Dicas para economizar no Natal”.
8. Inclua seu diferencial
O que faz do seu assunto, produto ou serviço ser diferente dos outros? Destaque no título.
9. Responda perguntas
Pense em títulos que respondam “Como”, “Por quê”, “E se”…
10. Inclua um número
7 dicas, 10 passos, 5 coisas… Isso funciona para aumentar o interesse do leitor.
11. Adicione um limite de tempo
Este parece exercer um fascínio especial: em sete dias, em um ano, em 10 minutos.
12. Use as “palavras mágicas”
Algumas palavras fazem muita diferença no apelo de uma mensagem. Experimente incluir as “palavrinhas mágicas” no seu título: grátis, como fazer (tal coisa), descubra, imperdível, infalível, novo, garantido, etc.
As dicas de número um a quatro devem ser seguidas sempre. As demais não precisam ser utilizadas simultaneamente. Escolha a mais adequada para cada momento.
É isso aí. Espero que você aproveite as dicas. E se quiser aprender mais, confira também o artigo sobre como fazer as “meta description”. Depois, me conte se deram resultados. 🙂
Imagem: toasto.com