Falar em SEO (Search Engine Optimization) não é mais novidade nos dias de hoje, porém a otimização tradicional que a maioria dos profissionais web conhecem está morrendo aos poucos, ou melhor, se modificando com o atual web cenário. Um novo termo que está crescendo é o OAO (Online Audience Optimization), traduzindo: Otimização de Audiência Online.
Ao realizar uma pesquisa no Google Trends com o termo “Search Engine Optimization”, é nítido a queda ao longo dos últimos anos. Confira o gráfico abaixo:
O Google está sempre modificando seu algorítimo de buscas com o objetivo de trazer resultados mais relevantes aos usuários (e também com o objetivo de faturar mais com links patrocinados, porém esse assunto vou deixar para um próximo artigo).
Com as modificações em seu algorítimo, muitas técnicas de SEO já manjadas começaram a perder relevância. Hoje, muitas dessas técnicas, como por exemplo a utilização de palavras-chave de forma abusiva no conteúdo do site, é considerada SEO SPAM.
Nesse novo cenário onde o SEO não é mais tão poderoso quanto costumava ser, o que realmente faz muita diferença é a integração com as redes sociais, ou seja, a conexão com a sua audiência. Quanto mais fãs engajados uma marca possui, maior a sua relevância nos buscadores.
Confira os principais passos para iniciar seu trabalho de OAO:
1 – Conheça sua audiência
Entenda quem é seu público. O que fazem? Do que gostam? Onde moram?
Trabalhe sua comunicação de acordo com o perfil do seu público. Deixe-o feliz, entregue um conteúdo relevante e de qualidade. Conteúdo rico e personalizado é muito valioso para os buscadores.
2 – Construa uma audiência qualificada
Não tenha como objetivo apenas gerar o maior número fãs, vale muito mais ter uma rede menor, porém engajada.
Uma audiência não qualificada é inútil para seu site, aumenta sua taxa de rejeição e os visitantes permanecem menos tempo navegando, prejudicando assim, o posicionamento do seu site nos buscadores.
3 – Incentive a participação da sua audiência
Faça seu público interagir e aumente o engajamento através de enquetes, comentários, quizzes, debates, likes e compartilhamentos.
Vale lembrar da ação realizada pela Burger King, na qual ofereceu um Big Mac da rival McDonald’s para quem deixasse de curtir sua página. No final da ação o número de fãs caiu de 30.000 para 8.000. Permaneceram na página somente os verdadeiros fãs, os mais engajados com a marca.
Conclusão
A Otimização de Audiência Online (OAO), utiliza das melhores práticas de SEO juntamente com a integração das redes sociais. Utilize palavras-chave em seus títulos e legendas, não se preocupe tanto em utilizá-las no corpo do texto várias vezes. Seja natural, escreva para seu público e não para os buscadores.
O que você acha dessa mudança de paradigma? Deixe seu comentário abaixo.
Será um prazer saber sua opinião a respeito desse tema.