Tudo o que é ligado à internet tem uma evolução muito rápida. Diariamente surgem novas formas de fazer as coisas, sejam diferentes aplicativos e programas ou novos modelos e estratégias de serviços online. No marketing digital não poderia ser diferente, contudo a pandemia do novo coronavírus acelerou ainda mais essa evolução e quem não se adequar às novas tendências ficará em desvantagem.

Como 2020 chegou ao fim, é muito importante saber quais são as atuais tendências para começar o novo ano na frente da concorrência. Pensando em ajudar você, criamos uma lista com as 16 maiores tendências de marketing digital para 2021 já considerando as mudanças no comportamento dos consumidores e as estratégias de marketing digital trazidas pela pandemia. 

Nosso objetivo é que você esteja preparado(a) para usar essas tendências a favor do seu negócio e que em 2021 possa alcançar ótimos resultados.

Então vamos lá?

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1. Microinfluenciadores

Com certeza você ao menos já ouviu falar dos influenciadores. Eles são pessoas que ganharam fama com a internet, ou que se mantém em grande destaque principalmente através das redes sociais, e que devido à sua presença online e ao impacto que geram no público vão se tornando amplamente conhecidos no Brasil (e, em alguns casos, em outros países), ganhando até milhões de seguidores. Porém, existe uma parcela menor desse mercado que conhecemos como microinfluenciadores.

Os microinfluenciadores são a primeira das tendências de marketing digital para 2021. Podemos dizer que eles são influenciadores com uma atuação mais restrita, seja por questões geográficas ou por trabalharem focados para um público mais específico.

Podemos ter como exemplo pessoas que fazem “achadinhos” em lojas que não vendem online. Sua influência está restrita geograficamente, já que pessoas de outras regiões não podem comprar nas lojas que são indicadas. Ou também podemos citar um microinfluencer que fala apenas de um assunto, como, por exemplo, o crossfit. A influência dele está limitada a um público específico: pessoas que gostam de crossfit. 

Se o marketing digital for bem trabalhado pode produzir excelentes resultados, pois os microinfluenciadores podem ter um impacto muito forte e mais preciso com o seu público alvo, além de normalmente precisarem de um investimento menor.

2. Conteúdo Efêmero

O uso de conteúdos efêmeros (ou seja, com “prazo de validade”) é uma das tendências para 2021, principalmente por causa das redes sociais, como os stories do Instagram e os status do WhatsApp. Quando o conteúdo é oferecido de maneira temporária, é ativado no público o gatilho da escassez. Se a pessoa não ver, por exemplo, no prazo de 24 horas um conteúdo publicado nos Stories, ela não poderá mais ter acesso. 

Esse processo faz com que as pessoas criem o hábito de verificar com frequência as redes sociais. Se você oferece um conteúdo gratuito e de valor para o seu público, eles não vão querer perder, então essa é uma das ótimas tendências a serem exploradas.

3. Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC)

Você já ouviu falar do UGC? User Generated Content ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, em tradução livre. UGC é todo tipo de conteúdo gerado pelo usuário sobre o seu produto ou serviço e uma das tendências de marketing digital para este novo ano. Se você já comprou algo online, provavelmente procurou na própria página de vendas depoimentos de outras pessoas sobre aquele produto, isso é UGC.

Um bom exemplo de UGC são os relatos que constam sobre uma determinada loja no Google. Quando uma empresa tem cadastro no Google Meu Negócio, é possível que os clientes avaliem com estrelas e comentários o nível de satisfação com os produtos adquiridos ou serviços prestados.

Também é possível encontrar UGC no Instagram e Blogs, quando alguma pessoa espontaneamente fala ou escreve sobre um determinado produto ou serviço e muitas pessoas passam a consumi-los com base nos depoimentos.

Em 2021 estimule seus consumidores a te avaliarem! Lembre-se que o público confia mais no que os outros usuários falam do que nas marcas. 

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4. Lives e experiências em tempo real

Uma importante tendência de marketing digital que caiu no gosto do público em geral são os eventos ao vivo, seja com transmissões no YouTube, no Instagram ou webinários em uma plataforma própria. Com a pandemia, eles se tornaram extremamente frequentes e, com certeza, vão continuar ocorrendo 2021, já que muitas pessoas descobriram nesse tempo que fazer eventos dessa forma é possível e muito viável.

Para muitos consumidores, as transmissões online são mais cômodas e eficientes, por isso há uma tendência de continuar crescendo mesmo após a pandemia. Vários negócios também conseguiram se adaptar muito bem ao online e mesmo eventos que normalmente precisavam de lugares enormes para acomodar centenas de pessoas, conseguiram oferecer ótimas experiências.

5. TikTok vs. Reels

A quinta das tendências de marketing digital para 2021 são os conteúdos rápidos para TikTok e Reels. Essas ferramentas têm uma taxa de entrega de conteúdo de forma orgânica muito alta e, apesar da maioria dos conteúdos dessas redes serem de humor, pode-se usá-las para oferecer conteúdo que não seja apenas para entretenimento.

Já existe muita gente usando o TikTok e Reels para dar aulas curtinhas com um tom mais descontraído sobre vários assuntos, e isso tende a continuar crescendo. A disputa dessas ferramentas pela dianteira nesse estilo de conteúdo promete ser forte durante todo o ano e vale a pena você analisar como utilizá-las no seu negócio.

6. Conteúdos Interativos

Os usuários de internet estão, a cada dia, preferindo conteúdos com os quais consigam interagir, isso gera um maior relacionamento com público e tende a aumentar os resultados. Por isso, os conteúdos interativos são mais uma forte tendência de marketing em 2021.

Um exemplo disso são as caixas de pergunta dos Stories do Instagram e enquetes realizadas por canais do Youtube. Quanto mais conteúdo você produzir que gera uma interação com seu público, melhor.

7. Assistentes por Voz

Você já utiliza no seu dia a dia assistentes por voz, como a Siri (da Apple), a Alexa (da Amazon) ou a Cortana (da Microsoft)? Muitas pessoas preferem realizar buscas por voz, principalmente quando estão usando um smartphone ou outro dispositivo inteligente que tem essa funcionalidade.

Essa tecnologia, que começou timidamente em smartphones topos de linha, está a cada dia disponível em novos dispositivos e se tornando mais popular. Precisamos estar preparados para essa tendência em 2021 porque ela muda um pouco a forma que fazemos o SEO, já que as pessoas estão fazendo buscas por voz, e não por palavras-chaves em texto, que é o modo que otimizamos nossos conteúdos.

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8. Buscas Sem Cliques no Google 

A oitava das tendências de marketing digital para 2021 são as buscas sem cliques no Google. Se você pesquisar por algo, poderá ver que o Google muitas vezes vai te oferecer uma breve descrição sobre o que você está procurando sem a necessidade de entrar em um site ou blog. 

Baseado nisso, precisamos pensar e adaptar nossas estratégias de SEO, porque com essa funcionalidade do Google, que está cada vez mais comum, nossos sites tendem a ter uma queda no número de visitas. Por isso, avalie a sua estratégia de marketing digital para que isso não venha a impactar negativamente no número de leads captadas e, consequentemente, nas vendas da sua página.

9. Marcas Humanizadas nas Redes Sociais

Tenha em mente que pessoas se conectam com pessoas. Por isso, a nona tendência de marketing digital para 2021 é a humanização das marcas. Normalmente os perfis de empresas nas redes sociais são tratados de forma puramente institucional, mais séria, e isso faz com que o público encare esses perfis como “chatos” e cansativos. 

Recentemente, no entanto, essa forma de trabalhar tem mudado. Já existem várias empresas grandes, inclusive multinacionais, mudando a estratégia e buscando maior interação com os seguidores das redes sociais e incorporando uma forma mais pessoal, descontraída.

Inclusive, usa-se muitas vezes a figura do “estagiário” como a pessoa que posta nas redes sociais ou até mesmo a criação de personagens animados para serem a cara da empresa na internet (grandes lojas do país tem usado esta estratégia). O objetivo final é fazer brincadeiras que envolvam as pessoas, fazer postagens bem humoradas e leves. Isso funciona muito bem porque gera engajamento e empatia pela marca.

10. Eventos online melhor produzidos

Como falamos anteriormente, os eventos ao vivo vieram para ficar. Essa tendência de marketing digital que já vinha ganhando espaço, teve um crescimento enorme por causa da pandemia. Porém, o crescimento não foi apenas por maior adesão do público, mas também na forma que as transmissões passaram a ser feitas.

De início não foi fácil, realmente o mundo todo foi pego de surpresa com a pandemia, e as pessoas e empresas foram forçadas a se adaptar. Mas, com o passar do tempo, as transmissões e eventos online passaram a ter um maior profissionalismo e a qualidade foi subindo, não apenas em relação ao audiovisual (imagem, grafismos e som), mas também relacionadas às dinâmicas e interações empregadas.

Grandes eventos, até então presenciais, foram acontecendo de forma online e conseguiram suprir em grande parte as necessidades do seu público. Já existe tecnologia para melhorar ainda mais o modo que as lives estão sendo feitas e, com certeza, ao longo de 2021, novos métodos e ferramentas deixarão tudo ainda melhor e mais acessível.

11. Foco em Dados 

A tomada de decisões com foco nos dados é mais uma importante tendência de marketing digital para 2021. O marketing digital possui essa grande vantagem em relação ao marketing feito nas mídias tradicionais que é a possibilidade de medir os resultados das estratégias adotadas com grande precisão. 

Se uma empresa faz uma campanha de marketing, por exemplo, em jornais, revistas e na televisão, ela terá significativa dificuldade de mensurar em quais meios ela obteve mais resultados. No máximo, ela conseguirá ter uma noção com base em pesquisas, mas inevitavelmente a dúvida permanecerá em investimentos futuros.

Já no marketing digital, seja no google, facebook ou instagram, a empresa tem acesso a muitos dados sobre o público alcançado e o investimento feito. Assim, pode-se tomar importantes decisões mais facilmente com respaldo nos dados, não com base na emoção ou intuição. Essa tendência é tão forte que uma das habilidades mais requisitadas atualmente no marketing digital é a de análise de dados.

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12. Tráfego Pago

O uso cada vez maior de tráfego pago não é nenhuma novidade, porém é cada vez mais importante e continua como tendência forte para 2021. 

O alcance orgânico do Facebook e Instagram está caindo cada vez mais, isso também não é novo e nem exclusivo dessas redes. De início, quando uma nova rede social surge, ela tende a ter uma excelente taxa de entrega para estimular a interação do público e assim consiga ir crescendo e conquistando novos usuários.

Com o tempo, a taxa de entrega vai diminuindo e o conteúdo vai chegando para cada vez menos pessoas. A questão é que muita gente está descobrindo que o tráfego pago é uma alternativa a essa falta de entrega de conteúdo, isso, consequentemente, gera uma maior demanda de investimento e necessita que mais pessoas estejam preparadas para fazer o gerenciamento adequado do conteúdo.

O tráfego pago é necessário para ter resultados online, principalmente no curto prazo, porque é inútil ter conteúdo interessante e relevante se ninguém pode vê-lo!

13. Chatbots

Os chatbots são programas de computador que fazem o atendimento ao cliente de forma automática. Eles estão cada vez mais sendo utilizados nas empresas e são outra importante tendência de marketing digital para 2021. 

O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais usado do Brasil e passou a ser usado pelas empresas como canal de atendimento, principalmente depois do lançamento da versão Business. Para agilizar o atendimento via WhatsApp, muitas empresas estão optando por usar robôs (chatbots) que têm respostas prontas para algumas situações e, quando demandam um atendimento humano, o robô faz o direcionamento.

Esse tipo de robô não é usado apenas no WhatsApp. Se você tem um cartão de crédito de um banco digital, o primeiro atendimento no chat do aplicativo é feito por um chatbot e, se houver necessidade, ele te direciona para o atendimento humano.

Usar chatbots é muito vantajoso porque traz uma redução de custos para as empresas, pois envolve os funcionários apenas quando necessário, e agiliza o atendimento, já que o chatbot responde imediatamente e pode ser bastante assertivo.

14. Experiências integradas online-offline

A experiência integrada entre o online e o offline é uma tendência de marketing digital que pode fazer muita diferença para o seu público. Você provavelmente já foi em algum estabelecimento ou evento que tinha um fundo especial para fotos com o objetivo que fosse postada no Instagram. A ideia é que haja um relato no mundo online da experiência vivida pessoalmente, e isso faz com que a loja, restaurante ou evento tenha maior presença digital através dos usuários.

Outro exemplo: se você frequentou algum restaurante atualmente, é muito provável que tenha se deparado com um QR Code que te direciona para o cardápio em formato digital. Em função da pandemia, os restaurantes estão usando essa tecnologia como medida de prevenção ao contágio do coronavírus, mas isso tende a permanecer com muita força quando tudo voltar ao normal.

Em um zoológico, por exemplo, essa tecnologia pode ser usada para integrar os visitantes no ambiente online oferecendo mais informações sobre um determinado animal.

A tendência é que essas interações através de QR Code (ou tecnologia semelhante) sejam cada vez mais usadas para direcionar o usuário para informações sobre um determinado produto ou serviço, ou até mesmo para uma pesquisa de satisfação.

15. Automações de Marketing

Outra tendência de marketing digital que chegou para ficar em 2021 são as automações de marketing. Existem algumas ferramentas de automação de marketing que já são usadas há um bom tempo, como as de e-mail marketing, por exemplo, mas a tendência é que outras áreas do marketing sejam cada vez mais automatizadas.

A inteligência artificial está começando a entrar nessa área, inclusive, com ferramentas que produzem conteúdo de forma automática. Já temos alguns grandes blogs e portais cujas notícias são produzidas por robôs e ferramentas para criação de conteúdos para redes sociais de forma completamente automatizada.

Isso vai demandar dos profissionais da área ainda mais criatividade para que se mantenham no mercado superando o que a inteligência artificial pode produzir.

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16. Maior fragmentação do mercado

Por fim, a décima sexta e última das maiores tendências de marketing digital para 2021 é a fragmentação ainda maior do mercado digital com mais agências pequenas e profissionais freelancers prestando serviço na área. 

Temos um grande número de empresas demandando serviços de marketing digital, mas a quantidade de agências e profissionais ainda é insuficiente para suprir essa necessidade do mercado. Portanto, a tendência ao longo de 2021 é que muita gente comece a entrar nessa área, aumentando a concorrência e exigindo profissionais ainda mais qualificados.

Se você deseja se capacitar para atender uma parte dessa grande demanda existente no marketing digital, precisa conhecer o Programa Revolução Digital. 

O Programa Revolução Digital forma agências de marketing digital para atendimento de pequenas empresas e conta com um método testado e validado, que já formou mais de 100 agências e que permite ter um faturamento entre R$ 5.000,00 e R$ 20.000,00 por mês.

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Gostou das dicas? Compartilha com alguém que precisa saber dessas tendências, assim começando 2021 com o pé direito!

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