Quem tem negócio físico já começou a sentir o impacto do coronavírus. Negócios digitais, ou que mantêm alguma parcela da operação online, por outro lado, estão conseguindo se manter ativos.
Como?
É que um volume maior de pessoas em casa também significa um aumento no consumo de mídia online, redes sociais e deliverys. Isso pode representar uma oportunidade para investir em marketing digital.
Quem empreende sempre está à procura de soluções para o seu negócio e para os seus clientes. Por isso, decidi listar abaixo algumas sugestões do que você pode fazer para manter suas operações ativas e suprir as necessidades dos seus clientes.
Entregas
Negócios físicos como padarias, restaurantes e empreendimentos com produtos essenciais estão começando a se moldar a essa realidade e enviar os seus produtos por aplicativos de entrega.
Dependendo do formato de funcionamento do seu negócio e da relevância do seu produto, é possível se cadastrar como empresa em um desses muitos aplicativos de entrega e continuar atendendo seus clientes.
Homeoffice
Essa foi uma das soluções que muitos empreendedores encontraram.
Para que isso dê certo é importante encontrar processos de organização, comunicação, registro de horários e acompanhamento de atividades que funcionem.
Para isso você pode usar a ferramenta online e gratuitas do Google. Eu recomendo o Google Documentos, Google Planilha e Google Apresentações, onde você e seu funcionário podem compartilhar e editar simultaneamente planilhas, arquivos de word e até mesmo slides.
Para comunicação, o Skype é uma boa opção. Nele é possível enviar mensagens, fazer chamadas de voz e chamadas de vídeos em grupo, o que diminui os ruídos de comunicação causados pela distância física. O Google também tem uma ferramentas chamada Hangouts, onde é possível fazer a mesma coisa. Tanto o Hangouts quanto o Skype são gratuitos.
Workplace gratuito
Com o aumento da demanda por serviços de emergência, o Facebook revelou no dia 18 de março de 2020 que o seu serviço Workplace estará disponível gratuitamente na versão Advanced para serviços de emergência e organizações governamentais.
No Wokplace Advanced do Facebook, o usuário pode fazer chamadas em vídeo, grupos, compartilhar arquivos, enviar mensagens instantâneas e consultar feed de notícias.
O serviço vai estar disponível sem custo por um ano para clientes governamentais e serviços de emergência. É possível solicitar acesso até o dia 30 de junho deste ano. Todos os pedidos serão analisados e sujeitos à aprovação. Após o fim do contrato de 12 meses, o cliente poderá migrar para a versão gratuita ou continuar com a paga.
Tenha você um negócio online ou não, é importante fazer uma leitura do cenário, tentar projetar isso pelas próximas semanas e achar soluções que funcionem para vocês.
Para isso, vale observar o que outro empreendedores têm feito ao seu redor, no Brasil e no mundo. Neste tempo de incertezas, é importante se manter informado.