Infoprodutores são profissionais capazes de transformar seu próprio conhecimento e expertise em produtos de informação, também conhecidos como infoprodutos. São os e-books, webinários, cursos online, artigos, palestras em vídeo, podcasts, dentre diversas outras mídias de comunicação que podem ser encontradas no ambiente digital.
Para alguém que trabalha oferecendo e transmitindo conhecimento aos seus leitores, ouvintes ou seguidores, saber gerenciar o relacionamento com o cliente é absolutamente crucial. Cadastrar, segmentar e qualificar seus leads pode ser uma tarefa trabalhosa caso você não possua ferramentas modernas, projetadas para ajudá-lo a focar no processo criativo e não na administração.
Então, se você se identifica com esse caso, continue lendo o artigo para conhecer as vantagens do CRM para infoprodutores e descubra porque vale a pena investir nessa solução.
O que é um CRM?
O termo CRM é um acrônimo para Customer Relationship Management, vindo do inglês, que pode ser traduzido livremente para “gestão de relacionamento com o cliente”.
Como o próprio nome sugere, estes sistemas almejam auxiliar na administração de seu negócio, especialmente no que diz respeito ao cadastro de prospects, leads, clientes, assim como o acompanhamento das interações entre a equipe de vendas, os clientes e as oportunidades de negócios.
Os melhores sistemas disponíveis no mercado também oferecem integrações com outras ferramentas e plataformas para empreendedores digitais, como soluções para gerenciamento de projetos, atendimento online, e-mail marketing, entre outras.
Além do auxílio na gestão de seu negócio como um infoprodutor, outro grande foco do CRM é a retenção de clientes, ou seja, recursos projetados para reforçar o relacionamento, aproximando o consumidor ao seu negócio e diminuindo significativamente as chances de situações que possam ser prejudiciais, tanto para suas chances de sucesso quanto para a experiência do consumidor.
As funções e vantagens de um CRM para infoprodutores
Como um infoprodutor, você sabe que é necessário engajar o público de forma que os mesmos tenham interesse em consumir seus produtos e, principalmente, continuar consumindo mesmo após a primeira venda.
Para que isso seja possível, é necessário conhecer exatamente quem é seu cliente, levando em consideração suas necessidades, preferências, desafios e dores.
Estas informações fazem toda a diferença, desde o processo criativo até o desenvolvimento de campanhas de marketing digital realmente capazes de atingir o público almejado. Além de ajudá-lo a armazenar e organizar tudo, um CRM apresenta diversas outras vantagens, como:
Otimizar seu tempo e a gestão do negócio
Utilizando um CRM para infoprodutores, torna-se possível criar, organizar e distribuir tarefas para seus colaboradores ou para si, diretamente dentro de uma plataforma unificada, criando assim um cronograma de atividades.
Dessa forma, você perde menos tempo gerenciando atividades, ganha mais tempo para focar em outras tarefas e ainda garante que não esquecerá das reuniões com a equipe, das datas para acompanhamento com clientes, etc.
Um bom CRM irá manter um log de suas atividades, assim como de cada colaborador cadastrado no sistema. Dessa forma, fica fácil para você e sua equipe acompanhar o que foi feito, por quem e quando cada atividade foi concluída.
Qualificar leads
Outro grande benefício de um CRM para infoprodutos é a possibilidade de guardar informações sobre o perfil dos leads cadastrados e utilizá-las para criar bases segmentadas através de filtros, levando em consideração faixa etária, gênero, preferências e qualquer outra informação que você necessite.
Utilize estas bases para otimizar suas campanhas de marketing digital, de forma que possa sempre direcionar conteúdo relevante e compatível com a necessidade de cada cliente. Não desperdice tempo e recursos com campanhas para bases frias.
Trabalhe com uma ferramenta que te ajuda a construir seu funil de vendas e desenvolva táticas para cada etapa, desde o primeiro ponto de contato até o fechamento de uma venda e também para o follow up durante o pós-venda.
Organizar suas oportunidades de negócios
Quando se tratando em empreendimentos e negócios digitais, é importante pensar em escalabilidade. Existe uma grande diferença entre gerenciar seus processos de vendas, sua equipe e seu relacionamento quando você possui 10 clientes e quando possui 100 ou mais.
Para trabalhar com eficiência, ao invés de atualizar-se através de uma planilha de Excel ou um documento no Google Sheets, deixe que um sistema moderno apresente exatamente em qual etapa cada cliente se encontra, gerando insights sobre cada negociação e ajudando-o a reconhecer novas oportunidades.
Exemplificando, na prática, você poderá identificar quando o último e-mail com uma proposta foi enviado, verificar se o cliente já deu retorno, se alguém já ligou ou retornou o contato para conferir, qual foi a resposta, etc.
Isso aumenta sua produtividade e ajuda a estabelecer um padrão de qualidade no que diz respeito à comunicação e interação com o consumidor final de seus infoprodutos. Com um CRM, você não precisa se preocupar sobre esquecer de dar o próximo passo dentro do processo de vendas e perder uma negociação porque o cliente perdeu o interesse.
Acompanhar os resultados de perto
No mercado digital, não dá para trabalhar na base do achismo, sem informações concretas e relatórios detalhados, que te apresentam a situação real de seu empreendimento. Isso é uma verdade que acomete diversas áreas de atuação, como os ecommerces B2C e B2B, as empresas SaaS (Software as a Service) e claro, os infoprodutores.
Como já mencionado, um sistema CRM pode cumprir todos os papéis que você precisa para administrar seu negócio e, por isso, certamente estas soluções não deixariam
de ajudá-lo a identificar imediatamente tudo que está dando certo ou errado após uma análise estruturada de suas atividades, levando em consideração as metas e objetivos preestabelecidos.
E claro, considerando o crescimento contínuo do tráfego online a partir de dispositivos móveis, os melhores CRMs no mercado também oferecem aplicativos para o mobile, permitindo que você possa continuar a administrar e acompanhar seu negócio de onde estiver, mesmo que esteja em movimento.
Vale a pena investir em um CRM?
Agora que você conhece o potencial de um CRM para infoprodutores, é possível que ainda esteja se perguntando se realmente vale a pena utilizar uma ferramenta destas para administrar seu negócio e sua equipe de vendas, assim como seu relacionamento com todos os leads e prospects.
Para responder à esta pergunta da melhor forma possível, confira algumas estatísticas apresentadas pela Hubspot sobre CRMs:
● Um sistema de CRM pode aumentar suas vendas em até 29%;
● Equipes de vendas com CRM são 34% mais produtivas;
● Negócios que utilizam estes sistemas apresentam melhores taxas de satisfação e retenção de clientes;
● CRMs otimizam o acesso à informação e, consequentemente, diminuem o ciclo de venda em 8-14%.
● 61% dos distribuidores de vendas já utilizam um CRM;
● 75% dos gestores afirmam que o CRM auxilia no gerenciamento e na geração de oportunidades de vendas;
● 24% das empresas afirmam que o acesso via mobile ao CRM aumenta a produtividade da equipe em pelo menos 15%.
Considerando estes dados, é impossível negar que esta ferramenta realmente cumpre o que promete. Empreendedores digitais estão sempre buscando formas de inovar seus negócios para que consigam conquistar mais clientes.
Você precisa investir na retenção de clientes
É importante mencionarmos também que o ROI (Return Over Investment ou retorno sobre o investimento) de uma ferramenta de CRM é realmente positivo, especialmente porque, como aponta uma pesquisa realizada pela universidade de Harvard Business Review, adquirir um novo cliente custa até 25% mais caro que manter e nutrir aqueles que já compraram de você.
Isso porque o custo de campanhas de marketing digital, como o marketing de conteúdo, anúncios pagos, remarketing, dentre outras práticas, supera o valor de manutenção de clientes já cadastrados em sua base.
Como apresenta um dos maiores estudos sobre fidelização de clientes, realizado pela Bain & Company, otimizar sua retenção em apenas 5% implica em um aumento 25% até 95% no lucro.
Seguindo as principais tendências de mercado para 2019, está na hora de focar na experiência de compra e na personalização, ou seja, em como o cliente percebe seu negócio, não apenas em relação à qualidade dos produtos, serviços ou preços, mas também a partir da sua capacidade de engajar e relacionar-se com o consumidor.
Deixe a tecnologia te ajudar a otimizar processos
Agora que você conhece um pouco mais sobre a importância da gestão do relacionamento com os clientes e como já existem sistemas completos, projetados para ajudá-lo a conquistar os objetivos almejados, está na hora de deixar suas planilhas de Excel de lado e permitir que a tecnologia te ajude.
Descubra na prática como funcionam sistemas CRM experimentando gratuitamente e poderá avaliar com assertividade se vale ou não a pena investir nessa ferramenta em seu próprio negócio de infoprodutos.
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