Que o número de novos aplicativos cresce cada vez mais, nem é mais novidade. Mas que eles movimentam bilhões de dólares no Brasil e no mundo, por meio de publicidade em aplicativos, isso sim é novo, pois muita gente não imagina – ou não imaginava – o quanto pode ser faturado. Por ano, mais de três bilhões de dólares no Brasil são gerados por meio de anúncios pagos, cujo objetivo é atrair o usuário para instalação.
O Brasil representa 70% do faturado em toda a América Latina, que já registra 4,8 bilhões. No mundo, são mais de 142 bilhões de dólares sendo movimentados anualmente por games, shopping, social media e tantos outros apps que surgem diariamente no ambiente mobile e fazem uso de campanhas de aquisição.
Aplicativos que mais movimentam por meio de anúncios
O Facebook ocupa o primeiro lugar da lista de mídias que têm o maior número de downloads através de publicidade em aplicativos. Já o Google aparece em segundo lugar entre os aplicativos que são instalados por meio de anúncios vistos pelos usuários.
Esse é o mesmo ranking desde 2016. O que mudou foi o investimento, que cresceu exponencialmente e tende a aumentar ainda mais nos próximos anos.
Para essas duas plataformas e todas as outras que compõem a lista, as instalações que foram feitas por meio de publicidade em aplicativos vieram de anúncios veiculados no formato de vídeo. Além de outros, esse foi um fator que contribuiu bastante para o crescimento de 180% na aquisição de Apps, registrado entre 2016 e 2018.
Aumento da publicidade em aplicativos: origem dos dados
Os dados foram apresentados pela plataforma AppsFlyer, que está presente em 98% dos celulares do mundo todo, e tem como função mensurar aplicativos.
A pesquisa foi divulgada em agosto (2018) durante o evento MAMA (Mobile Attribution & Marketing Analytics), que ocorreu em São Paulo. Estiveram presentes representantes dos maiores aplicativos e empresas mobile de mercados distintos, como Twitter, Facebook e iFood.
O objetivo com o evento foi apresentar resultados colhidos pela plataforma, a fim de atualizar os interessados sobre o amadurecimento dos apps do ponto de vista do marketing.
E aí, amigo, o que você acha desse novo jeito de fazer publicidade?