A internet contribuiu bastante para facilitar a jornada de compra do consumidor. Há poucas décadas atrás, as lojas físicas eram os únicos ambientes que possibilitavam a aquisição de algum item. Agora, os e-commerces estão ganhando cada vez mais espaço, muitos oferecendo um serviço simultâneo ao das lojas físicas.
Entretanto, uma pesquisa recente indicou que o varejo brasileiro não está pronto para o mercado omnichannel. Quem realizou o estudo foi a Manhattan Associates, empresa americana de software especializada em logística. O objetivo do levantamento foi analisar como o varejo brasileiro está enfrentando as mudanças de comportamento do consumidor moderno.
O varejo e o mercado omnichannel brasileiro
A pesquisa foi realizada com a participação de 550 brasileiros, que responderam perguntas específicas sobre compras do mercado omnichannel. De uma maneira geral, o estudo percebeu que embora 70% dos brasileiros prefiram fazer compras em lojas virtuais, 60% ainda opta por buscar o produto na loja física.
O problema enfrentado pelo varejo nesse processo do mercado omnichannel pode ser apontado em algumas questões específicas. Uma delas é a entrega, pois 8% dos consumidores entrevistados disseram que já tiveram o produto entregue na própria residência mesmo quando escolheram buscá-lo na loja física.
Problemas enfrentados pelos consumidores
Além do problema da entrega em local errado, muitos também reclamaram que por vezes o item recebido não era o mesmo que havia sido comprado. Outros falaram que tiveram dificuldade quando precisaram efetuar alguma troca na loja física. Isso foi revelado por 30% dos entrevistados.
Um dos argumentos utilizados pelas empresas é que o produto não tinha sido adquirido no espaço físico, e sim no virtual. Isso ocorre pois muitas vezes a empresa não utiliza um sistema de compartilhamento de estoque. Dessa forma, o cliente passa a entender que a organização é dividida em duas, mas sem que as duas operassem em conjunto.
E aí, amigo, você já enfrentou algum problema comprando em lojas que oferecessem um sistema omnichannel?