Segundo pesquisa da BigData Corp, o comércio eletrônico brasileiro teve um crescimento de 12,5% entre maio de 2017 e maio de 2018. O estudo apontou que mais de 70 mil sites de vendas foram criados desde o primeiro semestre do ano passado, o que mostra o período de estabilidade do mercado como um todo.
Dados da pesquisa
Entre 2014 e 2015, o e-commerce no Brasil cresceu quase 25%, enquanto que entre 2016 e 2017 obteve o menor número: apenas 9,23%. Essa quantidade foi influenciada pela instabilidade política e econômica, por isso os números desse ano são promissores. Além da economia estar um pouco mais segura, as pessoas estão ainda mais adeptas à ideia de fazer compras online.
Hoje em dia, existem 675 mil lojas ativas que são responsáveis por 5,63% do total de sites no país. A pesquisa destacou que os pequenos sites de comércio eletrônico representam 82% do mercado, uma grande fatia, salientando que há espaço para todos os negócios na internet. As lojas pequenas são classificadas de acordo com a quantidade de produtos (de um a dez) e de acessos (até dez mil acessos mensais).
Mobile
Os sites que se adaptam para a visualização em qualquer tipo de dispositivo e de tela cresceram 76%, número muito expressivo, principalmente por ser apenas de 2017 para 2018. Cada vez mais os usuários estão fazendo pesquisas de preços por meio de seus smartphones, por isso, a partir do momento em que uma marca não disponibiliza uma boa experiência mobile, está fadada ao esquecimento do consumidor.
Por fim, a quantidade de lojas comercializando produtos abaixo de R$ 100 aumentou: 84% dos e-commerces em 2018. Já os sites com preços acima de R$ 1 mil caíram de 11,16% para 6,81%.
E aí, amigo, você está animado com esse crescimento do e-commerce?