Conseguir que mais pessoas se inscrevam na sua lista de contatos para ter mais alcance nas suas campanhas de e-mail marketing pode ser um desafio. É verdade. Nem sempre as pessoas fazem fila para dar seus e-mails pessoais por medo de receber quantidades muito grandes de mensagens.
E como ter qualquer tipo de negócio (online ou físico) vem associado, hoje em dia, com engajar com seus clientes online – ter uma boa base de dados para as suas campanhas de e-mail marketing é crucial.
Vale a pena ressaltar aqui que embora estes conselhos sejam bons para arrecadar mais pessoas para a sua newsletter, a sustentabilidade da sua lista vai depender da sua habilidade de fazer boas campanhas de e-mail marketing. Afinal, mesmo se você tiver centenas de pessoas se inscrevendo todos os dias, nenhuma delas vai durar muito se você envia 10 mensagens diárias, por exemplo.
Encontrar um equilíbrio que funcione para você e para a sua audiência, assim como ficar de olho nos detalhes é a chave para qualquer esforço de e-mail marketing. Para que as pessoas tenham interesse em fazer parte da sua lista você precisa ter um conteúdo de qualidade, segmentar bem, ter uma boa identidade visual e construir uma base de dados sólida para a sua marca.
Por isso preparamos aqui 4 conselhos práticos para você ter mais inscrições na sua lista de e-mail marketing. São dicas muito práticas que podem ser utilizadas pra você conseguir expandir a sua lista e dar aquela força em suas campanhas.
Faça bom uso das redes sociais
Pense em uma rede social muito bem estabelecida na qual a sua página tem bastante tráfego – como o Facebook. Em uma plataforma como essa, existem vários truques para de se obter mais sucesso na hora de conseguir contatos para sua lista. Veja alguns:
⦁ Fixar um artigo no topo do seu perfil
Fixar um artigo no seu blog que fala sobre a sua newsletter é uma boa ideia para atrair mais contatos. E ao fazer isso, em vez de fazer o que muitos fazem e enviar os famosos e-mails de “top X posts mais vistos” com vários posts que não são interessantes para a sua lista, é mais efetivo indicar dois que sejam do seu interesse.
Quando o assunto é a escolha de conteúdo, existe a lei sagrada: segmentação, segmentação, segmentação! Você pode até oferecer algo que possa ser de interesse para toda a sua audiência (como os seus posts com mais visitas), mas nunca perca a segmentação de vista na hora de enviar os seus e-mails.
⦁ Use CTA’s
Se uma pessoa curte a sua página do Facebook, podemos considerar que ela tem interesse no que você tem a oferecer. Com isso em mente, ao fixar um artigo no topo da sua página, use um CTA (Call to action). Esse é o meio mais rápido e fácil possível para que seus futuros contatos nem precisem sair do Facebook para se inscrever na sua lista.
⦁ Tenha uma presença constante nas redes sociais
Redes como Instagram ou Twitter podem ser bons meios de conseguir gerar interesse na sua newsletter. A questão na grande maioria das redes sociais é que elas requerem atividade constante. Não adianta fazer um twitter e postar um pequeno texto a cada dois meses. Isso não constrói nenhum relacionamento, nem desperta interesse. Por isso é recomendável ter ferramentas que te ajudem a manter esses canais alimentados.
A conta de Twitter da Netflix é um ótimo exemplo. Com o uso frequente do rede, a Netflix consegue dar notícias ao seu público e interagir com eles diariamente. O uso de humor aporta à imagem da marca, formando na mente do usuário a imagem de uma empresa jovem e engraçada que muitos ficam felizes em seguir na internet.
Vale a pena tentar implementar isso nas suas redes sociais, e trabalhar em ter um tom que reflete a sua marca em todas elas. Tendo um caráter mais concreto da sua marca, as pessoas estarão mais dispostas a se inscrever para receber os seus e-mails!
Use o potencial dos seus e-mails
Cada mensagem que você envia com a conta de e-mail do seu blog representa uma oportunidade de gerar conversões. Para isso, é preciso ter uma conta de e-mail que só é usada para assuntos relacionados com o seu blog.
A assinatura do seu e-mail é um ótimo lugar para inserir um CTA. Ofereça mais informações sobre o assunto, ou talvez descontos e ofertas, dependendo do tipo de negócio que você tem. O importante é focar no objetivo principal do seu e-mail, seja direcionar alguma para alguma página específica ou vender algo.
Use CTA’s de maneira inteligente
⦁ Remova tudo o que pode distrair
Ao se ter uma página online, pode ser muito tentador colocar propagandas e CTA’s em tudo. Mas isso é um erro, pois contribui para a poluição visual e acaba por distrair o seu público. Não subestime o poder da simplicidade, pois uma página web ou um e-mail bem feitos raramente são cheios de CTA’s – o que nos leva ao seguinte ponto.
⦁ Planeje seus CTA’s de maneira estratégica
É incrível o que um pouquinho de planejamento pode conseguir. Na hora de decidir exatamente onde você vai colocar o CTA para que seus usuários se inscrevam para a sua newsletter, tente se limitar a 3 por e-mail. Uma boa localização é bem no topo, junto às categorias do seu blog.
Outra opção interessante é adicionar uma caixinha de inscrição aos comentários. Dessa maneira, você aproveita que o seu usuário já está engajado com o seu blog – não há como estar mais engajado do que quando se faz um comentário. Uma pessoa já engajada tem uma maior tendência a se inscrever na sua newsletter.
Existem vários plugins que oferecem exatamente isso – a combinação entre uma caixa de comentários e a caixa de inscrição. No WordPress, um bom exemplo é o Yoast Comment Hacks, que é voltado para a administração de comentários em geral.
Aproveite o seu negócio físico
Se você tiver uma loja física, você poderia integrar os seus esforços de e-mail marketing com a sua loja. Uma boa maneira de conseguir isso seria recolher contatos na loja quando alguém realiza uma compra.
O e-mail marketing é conhecido por ser um meio prático e barato de se comunicar com seus clientes, e é por isso que você deveria se organizar e aproveitar o seu potencial para trabalhar na pós-venda.
O e-mail marketing é uma boa maneira de incentivar resenhas na sua página web, por exemplo. Uma simples mensagem que diga obrigado pela compra e convide o cliente a dar a sua opinião pode fazer toda a diferença: de uma vez só você diz que se importa com a opinião do cliente e consegue algo que vai ajudar nas próximas vendas!
Mas claro, quando se trata de comunicação com o cliente, o céu é o limite! Avisar sobre promoções e eventos, dar notícias sobre a empresa, encorajar resenhas… Todas as razões para entrar em contato com o cliente podem ser trabalhadas sem nenhum problema com o e-mail marketing.
É legal tentar formar uma sensação de comunidade, de que todos os seus clientes e a sua marca formam parte de um grupo. Isso vai fazer com que seus clientes não hesitem em se inscrever para a sua newsletter, pela certeza de que suas mensagens vão conter informações que serão interessantes e relevantes.
E aí, amigo, está pronto para arrecadar e-mails para a sua base de dados?