O vice-presidente do Messenger, David Marcus, divulgou novas ferramentas que serão fornecidas para empresas e desenvolvedores se conectarem com as pessoas de uma maneira mais pessoal. Nos últimos dois anos, o uso do Messenger cresceu bastante, negócios de todos os portes começaram a utilizar a plataforma visando criar experiências com mensagens e gerar resultados em escala.
Segundo a própria rede, 1,3 bilhão de pessoas usam o Messenger e mais de 8 bilhões de mensagens são trocadas entre pessoas e empresas, o que representa 4 vezes mais do que a quantidade de um ano atrás.
Realidade Aumentada no Messenger
A principal novidade até o momento é a possibilidade das marcas incorporarem a Realidade Aumentada nas conversas, aproximando ainda mais o mundo virtual do mundo físico. Quando o consumidor interagir com uma empresa, poderá abrir sua câmera e ela será preenchida com filtros e efeitos específicos da marca. Com isso, o cliente escolhe se compartilha a imagem ou vídeo em sua história, em um grupo ou conversa individual ou se apenas guarda em sua galeria.
Segundo David, essa ferramenta resolve um grande problema para as pessoas que compram online: a necessidade de visualizar um produto antes de adquiri-los. O objetivo do Messenger é ajudar esses usuários a conhecer os produtos sem sequer precisar colocar os pés na loja.
Marcas usadas no lançamento
No lançamento, quatro marcas serão utilizadas para demonstrar os efeitos da Realidade Aumentada: ASUS, Kia, Nike e Sephora. Dentre elas, estão as seguinte experiências: a Kia permitirá que as pessoas personalizem e estejam próximas do Kia Stinger, o seu mais novo modelo, enquanto a Sephora fará com que seja possível provar maquiagens e escolher looks para testar e compartilhar com os amigos.
O Messenger resolveu apostar na ferramenta porque percebeu que as mensagens virtuais são uma forma poderosa de engajamento e interação. Só em 2017, mais de 500 bilhões de emojis e 18 bilhões de GIFS foram utilizados. Para as empresas interessadas em incorporar os efeitos da Realidade Aumentada, a rede disponibilizou uma lista de espera, onde elas serão notificadas quando o recurso se tornar completamente disponível.
E aí, amigo, já pensou em usar a Realidade Aumentada como mais uma forma de engajar o seu público?