A pesquisa da SEMrush em parceira com o CMI, Content Marketing Institute, mapeou os principais desafios dos profissionais comprometidos com os diversos estágios do ciclo de vida de conteúdo. O estudo tem o objetivo de oferecer respostas para algumas das principais questões relacionadas ao tema e apontar as dificuldades que os especialistas de conteúdo enfrentam diariamente nas agências de comunicação e nas empresas.
Dados da pesquisa
Dentre as informações contidas na pesquisa, uma delas aponta que 36% dos profissionais analisados definiram a criação de um plano de conteúdo como o aspecto mais demorado do ciclo de vida, ou seja, o planejamento é a parte que mais demanda esforços da parte deles. Já sobre a criação de conteúdo em si, 33% dos estrategistas afirmaram que é a tarefa mais desafiadora, pois é necessário se reinventar todos os dias.
Quase a metade dos redatores, aproximadamente 47% deles, afirmaram que é extremamente difícil encontrar um equilíbrio entre elemento criativo e otimização do conteúdo. Além disso, 37% disseram que a dificuldade em criar conteúdo é entender o público-alvo e os seus problemas. Entre os Gerentes de Marketing, as duas maiores tarefas e as que mais consomem tempo são definir o ROI e decidir sobre o que escrever.
A importância da criação
Na pesquisa, foi perguntado aos entrevistados quais as métricas mais importantes a partir do conteúdo produzido, e as principais respostas foram: tráfego (49,1%), número de compartilhamentos/curtidas (31,2%) e posição do conteúdo nos mecanismos de busca, também chamados de SEO (24,9%).
Com isso, foi comprovado pela pesquisa que, mesmo exigindo tanto tempo e criatividade, a produção de conteúdo é essencial para a evolução das métricas na internet. Criar conteúdo, apesar de trabalhoso e desafiador, é fundamental para as marcas que visam um mercado online, principalmente nas redes sociais.
E aí, amigo, preparado para apostar na criação de conteúdo e aumentar seu engajamento nas redes sociais?