O Facebook já havia anunciado no ano passado que estava estudando maneiras de bloquear conteúdos que utilizassem call to action (chamadas para ação) para gerar um falso engajamento. Através da sua página oficial, a rede social divulgou uma nota revelando que a medida será colocada em prática.
O call to action é uma estratégia utilizada por produtores de conteúdo para estimular o usuário a engajar com a publicação. Você provavelmente já deve ter curtido ou compartilhado alguma postagem que dizia “marque aqui cinco amigos” ou “compartilhe para concorrer a uma viagem”. E é exatamente esse tipo de texto que o Facebook irá punir.
Conteúdos com falso engajamento
Segundo a rede social, esse tipo de texto ocasiona um falso engajamento, pois as atividades geradas (curtir, comentar ou compartilhar) não são feitas espontaneamente. Essa estratégia é utilizada para aumentar o alcance das postagens, fazendo com que ela apareça para um maior número de usuários.
Segundo a publicação do Facebook na sua página oficial, o objetivo é desenvolver um engajamento mais autêntico. Para isso, a equipe da rede social estabeleceu categorias através de um processo eletrônico que vai detectar quais conteúdos se aproveitam dessa tática.
Punição para páginas irregulares
As páginas que continuarem a utilizar esse tipo de call to action serão punidas pelo Facebook, revelou a rede social. Esse rebaixamento não será feito instantaneamente, pois a ideia é dar mais tempo para que os produtores de conteúdo se acostumem com as novas regras impostas.
Entretanto, alguns perfis já estão na mira do Facebook: manchetes caça-cliques e links que direcionam para sites que não oferecem uma boa experiência para o usuário. Com isso, é esperado que diminua a circulação de conteúdos com histórias e informações de pouco valor, tornando as publicações cada vez mais relevantes.
E aí, amigo, como você acha que isso vai interferir no trabalho dos produtores de conteúdo?