Cada vez mais o varejo brasileiro entende a importância de investir no ambiente digital, inclusive em canais próprios de comunicação com o cliente. Em uma pesquisa realizada pela Criteo, empresa especializada em marketing para e-commerce, foi revelado que o mobile já representa quase metade das vendas do varejo online no Brasil.
No estudo intitulado “Análise do E-commerce no Mundo”, os varejistas que investem em vendas através de aplicativos e web mobile já têm 48% das transações feitas por esses canais. Além disso, mesmo que uma venda seja feita em desktop, 22% dos usuários já haviam navegado no ambiente móvel.
A importância do mobile
Segundo o levantamento, o desktop continua sendo o principal dispositivo utilizado pelos consumidores, com 52% dos pedidos sendo feitos por esse canal. Entretanto, as vendas em mobile não param de crescer, e já representam 29% do total. Os aplicativos, por sua vez, também vêm ganhando cada vez mais espaço, com 19%.
Se for levado em consideração apenas o ambiente móvel, os aplicativos já representam 40% do total das transações. Em um âmbito global, esse valor sobe para 46%, um crescimento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado. De todos os continentes, a América Latina é o que apresenta maior evolução na quantidade de vendas em mobile.
Aplicativos de vendas
Com a consolidação da internet móvel no Brasil, as vendas por smartphones cada vez mais vêm ganhando importância e se tornando uma tendência. Nos três últimos meses de 2017 o brasileiro comprou 51% a mais por celulares do que no mesmo período de 2016, enquanto houve queda de 13% nas transações feitas por desktop.
Desconsiderando as vendas feitas por aplicativos, os segmentos que mais impulsionaram o crescimento do mobile foram: cultura/mídia (38%), saúde/beleza (37%), grandes redes varejistas (36%), fashion/luxo (34%), produtos para o lar (34%) e computação/tecnologia (25%).
E aí, amigo, você tem investido no ambiente mobile?