Na última semana o Google divulgou uma pesquisa sobre o Dia do Consumidor, comemorado no Brasil no dia 15 de março. O objetivo do estudo é entender o comportamento do consumidor no cenário comercial do país, tendo em vista que essa data é uma das mais importantes do primeiro semestre.
A data tem se tornado cada vez mais popular, e pode se equiparar à Black Friday nos próximos anos. O evento norte-americano chegou ao Brasil há poucos anos e a cada edição bate recorde de vendas, além de se tornar cada vez mais conhecida entre os consumidores. A expectativa é que o mesmo ocorra com o Dia do Consumidor.
Dia do Consumidor no Brasil
A Black Friday, pelo menos no Brasil, nem sempre foi um sucesso. Em 2014, ano de estréia no país, apenas 27% das pessoas conheciam o evento. Já no ano seguinte, esse valor mais que dobrou, atingindo 56%. Quando o brasileiro é perguntado sobre o Dia do Consumidor, apenas 30% revelam conhecer a data.
Entretanto, esse número se mostra animador por duas razões. A primeira é que essa porcentagem já é maior do que a do primeiro ano da Black Friday no país. O outro motivo é que quando os entrevistados receberam uma explicação sobre o funcionamento do Dia do Consumidor, 81% se mostraram dispostos a comprar na data.
Números do Dia do Consumidor
Dos que pretendem adquirir algum produto na ocasião, 32% disseram preferir comprar online, enquanto que 31% vão fazer isso tanto nas lojas físicas quanto nos e-commerces. O ticket médio do brasileiro será em torno de R$ 609,00, mas 13% afirmam que irão gastar entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00, valor considerado alto para a época do ano.
Um dos grandes motivadores para as compras desse ano é a copa do mundo, pois 27% dos entrevistados disseram que pretendem comprar uma camisa da seleção, enquanto que 16% preferem adquirir uma televisão nova. Outros produtos que estão na lista de desejo do público são smartphones e roupas, com 24% e 16%, respectivamente.
E ai, amigo, você também está se preparando para o Dia do Consumidor?