Nos últimos anos as lojas físicas vêm buscando novas formas de atrair consumidores, além de tentar competir com o crescimento constante dos e-commerces. E uma das estratégias utilizadas foi a criação de aplicativos para smartphones, com o objetivo de melhorar a jornada de compra do cliente.
Uma pesquisa recente analisou como as gerações utilizam esses aplicativos, além de mostrar as preferências de cada tipo de consumidor. O levantamento foi realizado pela Aruba, empresa americana da Hewlett Packard Enterprise, entre os dias 18 de dezembro de 2017 a 2 de janeiro de 2018.
Metodologia da pesquisa
O foco da pesquisa foi os Millennials e Baby Boomers. Para ficar mais claro, o primeiro grupo é composto por quem tem entre 18 e 24 anos. Já o segundo é a faixa etária dos 55 aos 64 anos. O estudo procurou mostrar a preferência e comportamento de consumidores de épocas muito diferentes.
De uma maneira mais ampla, o levantamento mostrou que os mais jovens usam os aplicativos das lojas com muito mais frequência, o que já era esperado. Além disso, eles também dão preferência a serviços de fidelidade e são menos atentos aos preços se comparados aos Baby Boomers.
A relação dos consumidores com aplicativos de lojas
Em relação ao preço, 40% dos Baby Boomers relataram que esse fator é determinante na hora de escolher um produto ou loja. Esse valor é 18% maior se comparado aos Millennials, já que apenas 22% disseram achar o preço relevante. Em relação aos benefícios, eles também se mostraram bastante divergentes nas suas motivações.
Em ordem de preferência, os Millennials disseram que localizador de vaga de estacionamento; disponibilidade e comparação entre produtos; e pagamento digital por meio de aplicativo móvel da loja são os favoritos. Já para os Baby Boomers, disponibilidade e comparação entre produtos; localizador de atendente da loja; e obter promoções ou cupons de desconto são mais relevantes.
E aí, amigo, você se encaixa no resultado da pesquisa?