Uma coisa é certa: sua empresa ainda não investe em mídias sociais, ela simplesmente está perdendo tempo.
O ano começa e o sentimento de renovação e crescimento brota nas mentes das pessoas. Surge nelas o desejo e a motivação para realizar projetos, retomar ações que não terminara e dar uma guinada na vida. E no ramo empresarial não é diferente, afinal, todos querem ver sua empresa prosperar, criar raízes, pagar as contas. Resumindo, é óbvio que todo dono de negócio deseja que a sua marca cresça.
Entretanto, ter todos esses desejos sem investir em comunicação, é como comprar um carro sem ter carteira de motorista. De nada adianta. Já passamos do tempo em que apenas empresas grandes podem investir em mídias sociais e ter um canal direto com o consumidor. Temos mais de sete milhões de microempreendedores no país e cada um precisa se divulgar e abrir o diálogo com clientes, parceiros e fornecedores, seja através das redes sociais, seja pelo atendimento ou mesmo no processo de venda, online ou no ponto fixo.
Por onde começar?
Sua primeira resolução empresarial do ano deve ser a criação de uma ponte entre seus clientes e seu negócio. E como essa ponte é criada? Chamando um engenheiro? (brincadeira, rs). É necessária a criação de plataformas de conteúdo para divulgar seus produtos e serviços, realizar o processo de venda e dar voz para seu consumidor elogiar, perguntar, reclamar ou mesmo indicar seu trabalho para seus contatos. O importante é existir esse contato.
Se for por um site, que seja alinhado a mídias sociais como uma página do Facebook, onde você consegue realizar todos os processos e ainda gerar relatórios que permitem verificar seu público-alvo, alcance, gênero, localidade, idade e outros fatores importantes. Além disso, a plataforma permite que essa conexão seja aberta para quem “curtir” seu conteúdo e quem ainda não conhece seu trabalho.
Para serviços mais visuais, onde o consumidor pode se sentir atraído (moda, gastronomia, esporte, saúde, etc), o Instagram é uma excelente ferramenta, permitindo que o seu conteúdo seja interligado a gráficos de desempenho para avaliar a sua performance.
E porque não investir no WhatsApp? Sim, no aplicativo que você tanto usa durante o dia. Com a produção de peças (artes, fotos, vídeos, informativos, etc) produzidas por um profissional de mídias, seu conteúdo pode chegar a vários contatos e grupos, onde sua mensagem pode se converter em vendas. Existem várias outras plataformas, cujo foco pode ser o mais assertivo para você (Twitter, Tumblr, Pinterest) e ações onde sua empresa pode chegar (inbound marketing, e-mail marketing, blog, SAC), mas para que isso saia do papel, é necessário um planejamento firmado por um social media.
Fotografia não apenas para empresas, mas sim, para seus gestores
Para o fotógrafo Felipe Santos, a divulgação da marca de uma empresa é fundamental para sua consolidação e estabilidade no mercado de consumo. A fotografia faz parte desse processo por fortalecer a identidade empresarial e expandir sua marca, resultando em um reconhecimento do público pelo simples ato de ver a marca, seja em alguma foto digital ou impressa. A capacidade de reconhecimento aumenta significativamente quando o empresário se envolve também na divulgação da marca, esse engajamento é fundamental para que o resultado seja satisfatório ou até mesmo surpreendente.
Assim como é visto também na empresa MultSaúde, de Matias Barbosa em Minas Gerais, na qual a gestora executiva Marcelle Oliveira aposta na sua divulgação para o fortalecimento da marca. A partir dessa estratégia, o reconhecimento da empresa pelo público ocorre também ao simplesmente identificar a imagem do empresário. Essa é então a ligação necessária, e vice-versa. Os dois “personagens” dessa forma criam uma base de sustentação do fortalecimento da empresa em questão.
E para que isso de fato aconteça, primeiramente o empresário deve ser uma pessoa pública em suas mídias sociais ou deve criar uma página própria para que não se limite o número de seguidores. Ele deve também ter publicações frequentes, fotos atualizadas, comparecer a eventos e registrar os momentos se tornando dessa forma uma pessoa mais acessível e presente. As fotos dessas aparições são importantes para o reconhecimento do empresário que será remetido à empresa e que por sua vez terá uma maior divulgação.
A fotografia profissional é necessária devido à imagem a ser passada, todos os clientes se sentem melhor acolhidos e mais seguros dos serviços prestados ou produtos adquiridos, a partir de uma imagem realizada por bons profissionais. Com ângulos e luzes coerentes o empreendedor passa sua identidade da melhor forma, sendo alguém a ser admirado por seu trabalho e sua empresa melhor reconhecida. Atualmente a aposta continua sendo investir na imagem do empresário bem como na imagem da empresa.
Então, não passe o ano de 2018 sem a empresa com a marca divulgada na internet. Procure um profissional ou uma agência que possam te ajudar a aumentar a credibilidade, relevância e lucratividade no seu negócio.
E aí, amigo, curtiu a dica? Que tal pôr em prática agora?