O mercado de trabalho está bastante competitivo, e não é apenas o trabalhador que está percebendo isso. As empresas também estão buscando novas formas de gerar receita, diante das dificuldades encontradas diariamente. Muitas delas estão indo além do próprio ramo de atuação do negócio, tudo isso para garantir o superávit financeiro.
E para entender esse comportamento, o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo) em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração) e Affinion, especialista em receita extra e engajamento, desenvolveram uma pesquisa inédita no Brasil.
Pesquisa de mercado
O estudo foi liderado pelo professor Claudio Felisoni, presidente do IBEVAR, e contou com a participação de vários especialistas em e-commerce no país. Uma análise breve da pesquisa revelou que o Brasil está seguindo uma tendência global, onde 96% das empresas avaliadas afirmaram que executam alguma outra atividade com o objetivo de obter alguma renda extra.
Entretanto, o lado negativo do estudo é que embora os lojistas busquem ampliar a sua receita, apenas 51% criam estratégias específicas para essa finalidade. Esse fato explica o sucesso do resultado obtido, pois das que criam um planejamento específico, 77% acreditam que isso é fundamental para o desfecho positivo.
Resultados obtidos
As empresas que atuam buscando alguma renda extra avaliam que isso influencia diretamente nos resultados gerais do negócio. Para 21% dos participantes da pesquisa, a receita proveniente além das vendas comuns é responsável por até 10% do faturamento total. Para 12% dos entrevistados, o faturamento das operações extras pode representar até 30% do faturamento da empresa.
Para a realização de um trabalho que possa resultar em operações fora do core business, muitas empresas buscam parceiros para a obtenção da renda extra. Isso foi o que revelou 59% dos entrevistados, que afirmaram ter buscado ajuda de especialistas para alcançar os resultados desejados.
E você, empreendedor, busca renda extra para sua empresa?