Com a tendência de uma leve recuperação econômica ainda em 2017, os lojistas esperam datas que aumentem o consumo do brasileiro para faturarem no final do ano. Um desses eventos é a Black Friday, data que temos falado bastante aqui e que vai ocorrer no final de novembro, atraindo a atenção dos consumidores que queiram garantir até mesmo o presente de natal antecipado.
Para fazer uma previsão de mercado, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), desenvolveu uma pesquisa com algumas empresas brasileiras. Além da expectativa para a data, foi possível perceber que o consumidor cada vez mais confia no evento, que chegou a sofrer críticas em anos anteriores com relação à veracidade das promoções.
Levantamento em todo país
O levantamento foi desenvolvido com a participação de empresas de todo o país e mostrou que nem todos os lojistas estão dispostos a investir na Black Friday. Segundo a pesquisa, apenas 35% dos empresários participarão do evento. Para especialistas, embora grande parte não se mostre animada com o período, a data é importante para a renovação de estoque e garantir um aumento momentâneo de vendas.
Quando perguntados sobre o que esperar da Black Friday 2017, 28% dos entrevistados esperam que as vendas sejam iguais às de 2016, enquanto que 18% acredita que esse ano será melhor. Entre os que vão participar, apenas 21% vão investir ou já investiram na sua empresa para a data.
Estratégias para aumentarem as vendas
Para aumentarem as vendas, as lojas pretendem utilizar algumas estratégias de vendas. Entre as mais usadas, estão as promoções (46%), ampliação da quantidade de produtos (30%) e investimento em propaganda (28%). Um fato interessante é que 62% dos empresários não pretendem participar do Black Friday em 2017.
Mesmo que ocorra um mês antes do natal, 53% dos empresários disseram que não acham que as vendas de um evento influenciem no outro, mas para 25% dos entrevistados é possível sim criar um parâmetro entre as datas. Para 5%, as vendas da Black Friday podem chegar a influenciar negativamente no natal, já que as compras são antecipadas e o consumidor gasta o dinheiro antes do tempo.
E aí, amigo, você acha que as vendas da Black Friday influenciam no natal?