Uma recente pesquisa desenvolvida pela comScore (empresa de pesquisa de mercado), revelou a importância do mobile no cotidiano dos usuários. Os dispositivos móveis vêm a cada dia suprindo de maneira mais efetiva a necessidade do público digital, se tornando uma das principais ferramentas de conexão. Por essa razão, celulares e tablets superam o desktop no total de minutos gastos na internet na maior parte do mundo.
O estudo inclui diversos países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, China Espanha e Itália. Uma das surpresas foi em relação aos aplicativos, pois foi constatado que eles não estão nem perto do fim. No Brasil, por exemplo, 80% do tempo gasto na internet através do celular é destinado aos apps. Isso se deve ao fato dessa ferramenta se encaixar perfeitamente nas necessidades diárias do consumidor, além de ter baixo custo.
Mobile e vídeos online
Outro dado interessante foi referente à audiência dos vídeos online. Foi constatado que o mobile é o meio mais utilizado para se consumir conteúdos audiovisuais. No Reino Unido, aproximadamente 70% dos minutos gastos por homens entre 35 e 44 anos assistindo a vídeos no YouTube é feito com o uso de celulares ou tablets.
Um dos fatores que contribuem para essa frequência de uso é a facilidade na navegação, pois muitas atividades podem ser feitas através de atalhos, contribuindo para uma melhor experiência do usuário. A satisfação é tanta que 45% dos participantes disseram que adiariam as férias caso houvesse o risco de ficarem sem os seus aparelhos móveis.
Necessidades humanas e os dispositivos móveis
A pesquisa revelou que algumas das necessidades humanas podem ser satisfeitas pelos dispositivos móveis, entre elas as fisiológicas, de segurança e as relações sociais. Isso se deve ao fato das pessoas fazerem muitas atividades online, como comprar alimentos, roupas e se comunicarem com grupos de amigos.
Um dos fatores que contribuíram para a troca do desktop pelo mobile é a segurança e a facilidade de navegação. A privacidade oferecida pelo celular é muito maior do que a de um notebook ou um dispositivo similar, o que garante um maior tempo de permanência do usuário na internet. Entretanto, o investimento em mídia online continua sendo desproporcional aos fatos, pois 80% do capital é destinado para desktop, enquanto que só 20% vai para o mobile.
E você, amigo, costuma acessar à internet mais através de dispositivos móveis?