Nos últimos meses, o WhatsApp vem anunciando algumas atualizações em seu aplicativo orientadas para facilitar a comunicação entre os usuários e as empresas de seus interesses. Embora ainda estejam em fase de testes, as novas features prometem revolucionar a maneira rudimentar atual como as empresas interagem com os seus clientes através do aplicativo de mensagens.
O mais recente anúncio da empresa do Facebook, mostrou que a transformação da rede é mesmo séria. Em breve, o WhatsApp ganhará uma versão Business voltada para os grandes e pequenos empreendimentos.
Mais praticidade
A partir dessa nova versão, os pequenos negócios locais poderão usar gratuitamente o serviço de mensagens para responder e contatar clientes. Já as empresas maiores, contarão com uma solução à nível empresarial que promete fornecer as ferramentas necessárias para atender grandes bases de clientes. Empresas como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos poderão utilizar o WhatsApp para fornecer aos clientes notificações úteis, como horários de voos, confirmações de entrega e outras atualizações.
Ante a variedade de necessidades das empresas, o WhatsApp se prontificou a atender àquela que é praticamente geral: a identificação de perfis comerciais nas conversas. Como já explicamos aqui no blog, em breve as empresas ganharão uma sinalização (em forma de ícone verde) para que o usuário comum saiba que está conversando com um perfil comercial.
Dessa forma, o WhatsApp facilita o reconhecimento de negócios, além de fortalecer a identidade das marcas, conferindo uma presença mais séria no aplicativo. Sem dúvidas essas novidades irão abrir portas – já entreabertas – para que a rede de mensagens se torne mais uma poderosa ferramenta de marketing digital, visto sua base invejável de mais de 1 bilhão de usuários.
Testes em território brasileiro
Como dissemos, os testes das novas features já estão ocorrendo com diversas empresas ao redor do mundo. No Brasil, a novidade chega esse mês (setembro), e a primeira empresa a abraçar essa nova forma de comunicação do aplicativo é um banco que muitos conhecem, o Itaú.
Inicialmente, a ferramenta será integrada apenas com os clientes do Personnalité Digital, embora o banco já planeje expandir a novidade para todos os seus serviços de comunicação. A mudança certamente facilitará o contato entre empresa e público alvo, além de deixar diversos setores das organizações mais eficientes.
O que achou dessa revolução do Whatsapp? Já era de se esperar que a rede de sucesso caminhasse para a sua monetização, não é mesmo?