Desde que o Facebook virou a maior rede social do mundo, seu fluxo de atualizações é quase diário. Para a felicidade dos anunciantes, muitas dessas atualizações são em benefício do fortalecimento das marcas diante do público. A mais nova dessas novidades foi anunciada nesta última terça-feira (22) e corresponde à inserção de logotipos de veículos de mídia ao lado dos artigos das respectivas empresas. A atualização aparecerá na seção de assuntos mais comentados (a Trending) e no feed de notícias da rede social.
Para utilizar a feature, os veículos precisam fazer o upload de várias versões de seus logotipos por meio de uma Biblioteca de Ativos da Marca. A ação é mais uma intervenção do Facebook para reforçar a identificação de fontes confiáveis de distribuição de notícias e combater a viralização das notícias falsas.
Atualização baseada em pesquisa
Segundo uma pesquisa recente da Pew Research Center, ao ver um link para um artigo, dificilmente as pessoas o associam a uma determinada fonte. E ainda, apenas 56% dos entrevistados pela organização lembrou da fonte de um link recente visto em redes sociais.
Assim, o Facebook objetiva tornar mais fácil para os veículos de comunicação fortalecerem sua identidade como marca na rede social a partir da exibição de seus logotipos junto ao seu conteúdo. Por outro lado, a empresa quer dar opções de credibilidade em relação à fonte das notícias que os usuários veem no Facebook, e dessa forma, ajudá-los a decidir melhor o que ler e compartilhar.
Onde ver seus logotipos
As marcas que fizerem o upload de seus logotipos na nova Biblioteca de Ativos poderão vê-los na seção de trending, na área de trabalho do desktop e mobile, além da página de resultados da pesquisa quando uma pessoa procurar por algo.
Na imagem abaixo, podemos notar a diferença sutil entre como as notícias eram veiculadas e como serão a partir de agora:
• Na seção Trending:
• Nos resultados de busca:
Como começar
Procure a opção “biblioteca de imagens” na sua página. Na barra superior do feed, selecione “ferramentas de publicação”. Você irá encontrar uma nova seção na barra lateral do lado esquerdo, nomeada “identidade da marca”. É onde você irá fazer o upload dos seus logotipos. A fim de preservar a qualidade das imagens, o Facebook solicita 3 diferentes versões do logo, duas em preto e branco e uma colorida. Para adicionar uma nova imagem clique em “adicionar imagens” e selecione (ou arraste) a que você deseja upar.
Antes de confirmar, você tem uma pré-visualização dos logos caso deseje remover ou adicionar outros.
A novidade não estará disponível para todas as páginas ainda. Entretanto é uma ótima oportunidade para que as marcas possam fortalecer sua identidade e a valorização de seus conteúdos.
E aí, amigo, o que achou da novidade? Conta pra gente.