A batalha para aparecer na primeira página do Google está cada vez mais acirrada. E essa luta interminável muitas vezes acaba direcionando o olhar do produtor de conteúdo para um caminho que pula algumas etapas. O que eu quero dizer com isso? Que em vez de se preocupar com os fatores importantes de rankeamento do Google, eles focam apenas em investir em anúncios patrocinados e na quantidade de conteúdo.
Para se ter um bom posicionamento na rede de pesquisa, não basta apenas produzir uma quantidade enorme de conteúdo ou ter um grande volume de acesso. Além disso, há muitos fatores envolvidos para que se consiga uma boa posição no ranking do Google. E é sobre esses fatores que iremos falar.
Ranking do Google: Idade do domínio
Quanto maior for o tempo de existência do domínio, maior será a sua relevância para o Google. Domínios mais novos, automaticamente possuirão uma menor quantidade de conteúdo que domínios mais antigos.
Ranking do Google: Palavra-chave no domínio
Por mais que muitas vezes usemos domínios com nomes que fujam da nossa palavra-chave principal (aquela para qual queremos ranquear), usá-la no domínio faz com que o seu domínio seja olhado pelo Google com uma atenção especial.
Ranking do Google: Palavra-chave no título da página
O Google faz uma varredura nas meta tags (comando implementado no código de páginas web) para que ele consiga coletar informações sobre o conteúdo de cada página do seu site/blog. Então, é bastante importante que você adicione a sua palavra-chave principal na tag title da sua página.
Digamos que você está escrevendo um artigo sobre “Emojis no E-mail Marketing”, essa é a sua palavra-chave principal do artigo. Então é interessante que ela apareça no seu título, e ainda há outro fator, quanto mais próxima do início do título ou até logo no início ela ficar, melhor.
Ranking do Google: Crie títulos compartilháveis e coerentes
Por mais que a sua página esteja em primeiro lugar nas buscas do Google, isso não significa que você terá o maior número de cliques. Nosso objetivo além de rankear bem no Google, é fazer com que as pessoas cliquem no nosso conteúdo. Uma simples mudança de palavra como trocar o termo “hoje” por “agora” pode aumentar consideravelmente a sua taxa de cliques.
Se você escrever um título compartilhável para o seu post, será praticamente inevitável que seus fãs cliquem no seu post. Um título bem escrito é uma arma poderosíssima.
Além do mais, crie títulos que conectem com o seu texto de forma que você não use a sua palavra-chave principal de forma errada. Por exemplo, se você está escrevendo uma notícia sobre a quantidade de pessoas que utilizam automação em suas estratégias, é interessante que você tenha cuidado ao selecionar o título e a URL do seu post, pensando em quem está buscando no Google.
Uma URL formada por www.nomedosite.com.br/automação-marketing poderia imprimir na busca de alguém que estava simplesmente procurando um artigo educacional sobre o assunto, e não uma notícia.
Ranking do Google: O quão densa é a sua palavra-chave no texto?
O tópico de uma página é determinado pelo Google a partir da quantidade de vezes que a sua palavra-chave principal aparece durante o conteúdo. É interessante que você procure distribuí-la ao decorrer do texto para aumentar a sua densidade. Mas é preciso usar do bom senso e não exagerar. Mesmo que você utiliza uma palavra-chave composta, o Google consegue identificar a estrutura dela e rastrear cada uma delas dentro do conteúdo.
Ranking do Google: Estrutura HTLM enxuta
Ter uma estrutura HTLM bem definida irá te ajudar da seguinte forma: o Google faz um cálculo de quanto tempo a sua página irá levar para carregar por completo com base no seu algoritmo. Então é bastante válida uma atenção extra nesse quesito.
Ranking do Google: Atualize sempre seu conteúdo
Você já ouviu falar de conteúdo evergreen? Caso não tenha ouvido falar, vou dar um exemplo rápido. Digamos que você escreveu um texto explicando como se troca uma lâmpada. Quando alguém buscar o seu tutorial na internet, mesmo que ele tenha sido escrito há 10 anos atrás, o procedimento de trocar uma lâmpada é o mesmo, ele não se alterou. Isso é um texto evergreen, um conteúdo que tem uma validade de no mínimo 2 anos.
Agora que você já sabe o que é, podemos dar continuidade a essa dica. É importante que você escreva conteúdo evergreen em seu site ou blog, mas é mais importante ainda que você o mantenha atualizado sempre. Então é válido escrever também notícias e outros tipos de textos mais “descartáveis”.
Ranking do Google: Tamanho da URL
Quanto menor for o tamanho da sua URL, melhor. No entanto, não exagere, reduzir demais pode acabar te sabotando, prejudicando o uso da sua palavra-chave principal. O tamanho mais indicado é a formada por 3, 4 ou 5 palavras.
Ranking do Google: Site responsivo
Ter um layout amigável para dispositivos móveis faz toda a diferença. Há um tempo atrás o Google aplicou uma mudança que beneficia os sites responsivos no rankeamento de buscas. Ou seja, para que o seu site tenha uma boa classificação, é preciso que ele seja amigável para usuários mobile.
O Google está penalizando com quedas no ranking os sites que não possuem uma boa experiência de uso em mobile. O rankeamento é único, independente da busca ser realizada em dispositivo móvel ou desktop.
Ranking no Google: Comentários
Obter um bom número de comentários nos posts significa que o seu conteúdo é interessante e faz com que as pessoas engajem. O Google entende que se as pessoas gostam, comentam e compartilham, o que você produz é algo relevante, o que te dá pontos no rankeamento.
Ranking do Google: Links da página
Uma ótima dica é colocar links dentro do seu texto que direcionam para outro post do seu próprio site. Além disso, possuir um bom volume de links de outros sites apontando para a sua página, essas páginas sendo de qualidade, sua página irá ganhar pontos por ter sido indicada por outras páginas relevantes.
E aí, amigo, gostou das nossas dicas? Comenta com a gente.