Nos últimos anos, o mercado de palestrantes tem se mostrado bastante promissor. Há profissionais da área que cobram mais de 20 mil reais por duas horas de apresentação, e acredite, existe uma fila enorme de empresas lutando para contratarem estes profissionais por este preço.
Por ser uma área de atuação não tão explorada pela maioria das pessoas e por ter se tornado cada vez mais promissora, o interesse por essa atividade tem crescido cada vez mais. Porém, a maioria das pessoas escolhe caminhos errados para se chegar no objetivo final e acaba se frustrando, como João, um aspirante a palestrante.
A história de João, um aspirante a palestrante
Era uma vez João, um administrador que tinha um bom desempenho em apresentações durante a faculdade. Depois que se formou, ele foi fez uma pós-graduação, buscando ser mais valorizado no local onde trabalhava. Começou a crescer na empresa, devido à sua facilidade de expressar suas ideias e passou a ser convidado para dar palestras gratuitas em eventos na sua cidade.
O público sempre gostava de suas apresentações, então João viu ali uma oportunidade de ganhar uma renda extra como palestrante. O problema é que ele não sabia como se posicionar, nem o nicho de mercado em que deveria focar. Além disso, ele sempre recebia convites de amigos para palestrar, mas como cobrar por isso? Como ter uma palestra envolvente e atraente ao público, sem que ficasse parecendo uma aula?
Além desses problemas, outras questões começaram a atormentar a sua cabeça. Seria necessário ter uma equipe para vender e administrar seu negócio de palestras? Como divulgar seu trabalho de modo que ele recebesse solicitações de propostas diariamente?
Dúvidas atrás de dúvidas começaram a desmotivá-lo e o fizeram desistir de ser um palestrante de sucesso. Frustrações foram se acumulando e o fizeram ter a pior frase possível para quem deseja fazer qualquer tipo de coisa, ecoando na sua mente: “eu não sou capaz”.
A partir daí ele aceitou essa frase como uma verdade e desistiu. Mas, por que ele não conseguiu se tornar um palestrante de sucesso?
O que faltou para João ter um Negócio de Palestras?
A tentativa de João ser um palestrante profissional não deu certo por um simples motivo: ele não tratou sua carreira de palestrante como um negócio. Para ser um palestrante de sucesso, João precisa ter uma palestra estrela, aquela que se torna referência de seu trabalho. Além disso, ele precisa ter uma apresentação diferenciada, que chame a atenção no palco.
Ele também precisa construir sua autoridade constantemente e ter uma “máquina” que divulga seu trabalho e atrai pessoas até seu site e redes sociais. Assim como as empresas possuem uma presença digital e precisam vender seus produtos e serviços, os palestrantes devem fazer o mesmo.
Existem diversos materiais na internet que ensinam e auxiliam quem deseja entrar nesse mundo, ou até mesmo, pessoas que simplesmente querem ter a capacidade de se comunicar melhor e desejam usar isso ao seu favor nos seus ramos de negócios. Afinal, um poder de comunicação bem desenvolvido é capaz de te fazer chegar a qualquer lugar e qualquer objetivo que você almeja.
Porém, aprender por conta própria, pode se tornar uma missão complicada. É muito fácil se afundar no mar de conteúdos da internet. Para suprir essa demanda, existem vários cursos que prometem te transformar num palestrante profissional e te colocar no mercado. Mas, antes de abordar esse assunto, vamos falar sobre porque ser um palestrante pode ser um bom negócio.
Porque ser um palestrante
Muitas pessoas têm se mostrado curiosas sobre o mercado de palestras, mas ainda não conhecem muito bem sobre a área, se realmente é um ramo rentável, se há uma segurança na carreira ou se simplesmente existe mercado em suas regiões.
Por exemplo, quando eu estava fazendo o meu doutorado, eu tinha alguns colegas que tinham uma facilidade incrível de fazer apresentações e poderiam ter seguido por esse caminho. Apesar disso, poucos seguiram, talvez por já estarem estabelecidos em suas atividades e não terem confiança neste mercado, ou simplesmente por não conhecerem como funciona. Este é um pensamento comum, esta é uma atividade ainda um tanto desconhecida.
Mas se engana quem acha que ser palestrante não é uma profissão.
Para se ter ideia do quanto o mercado é promissor, segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, há empresas por todo Brasil que agenciam palestrantes. Atualmente há no nosso país, cerca de 150 palestrantes de elite, ou seja, profissionais que cobram R$ 20 mil ou mais por seus seminários. Há uma década, este número era inferior a 20 profissionais de renome.
Cerca de 89% das empresas brasileiras de médio e grande porte contratam palestras todos os anos, o cachê médio é R$ 5 mil para palestrantes de menos renome, o que não se compara a um cachê de um profissional de ponta, que pode cobrar 4 ou 5 vezes mais que isso.
Além do mais, este número vem subindo cada vez mais. Desde 2007, o valor dos cachês dos profissionais de palestras, subiu 50%. E tende a aumentar ainda mais.
Além de apresentar um aumento no valor dos cachês, as empresas também estão cada vez mais investindo neste segmento e enviando cada vez mais gente para cursos e seminários. Dos anos 90 para cá, o número de congressos, seminários, palestras e feiras de negócios, simplesmente quintuplicou.
Mas como aprender a ser um palestrante? Existe algum método que o faça se destacar neste mercado?
Ano passado, surgiu um treinamento chamado “Negócios de Palestras”, criado pelo Roberto Shinyashiki, um dos principais palestrantes do país. Muita gente tem dúvida se ele realmente vale a pena e por isso, resolvi fazer este post com o meu ponto de vista sobre o curso.
Desta forma, você poderá ter mais conhecimento sobre o treinamento e assim, poderá colocar na balança e descobrir se ele é realmente para você.
O que é o Negócios de Palestras?
Ao observar a quantidade de eventos que acontecem diariamente, a carência de novos palestrantes e, principalmente, a carência de palestrantes que fogem do normal, Roberto Shinyashiki resolveu usar toda a sua experiência adquirida em mais de 30 anos de carreira e criou o Negócios de Palestras, um treinamento que promete usar um método abrangente e que promete transformar os participantes em palestrantes profissionais.
Uma das grandes qualidades do Roberto é conseguir identificar e aperfeiçoar as qualidades individuais de cada pessoa, seja ela uma iniciante ou algum profissional que já atue no mercado de palestras. Desse modo, ele se propõe tanto a pegar quem ainda não sabe nada sobre o assunto e usar os pontos fortes ao seu favor, quanto quem já atua na área, mas sente que está precisando melhorar alguns aspectos para obter números mais expressivos na sua carreira e na conta bancária.
Eu fiz o treinamento e tive alguns insights bem interessantes. Um deles é sobre para quem nós construímos uma palestra. Se você acha que é para a sua plateia, você está muito enganado. O Negócios de Palestras irá te ensinar como pôr em prática o maior segredo de ser um palestrante de sucesso: fazer com que sua palestra atinja o objetivo de quem lhe contratou, ou seja, falar o que o presidente da empresa contratante fala todos os dias, mas ninguém dá atenção, porém você falará de um jeito que funcione.
Outro ponto importante que você irá aprender, é como ter um sistema de vendas ativo e automático. Você irá fazer com que todos os seus contratantes recebam materiais para que eles continuem te vendendo. Por exemplo, se você fizer uma palestra para uma filial de uma empresa de uma cidade X, e essa filial te indicar para outra filial Y, você terá conseguido mais uma palestra sem ter precisado você ou sua equipe se venderem.
O treinamento possui 4 módulos que prometem te ensinar à risca como preparar palestras espetaculares que te permitirão sempre ser lembrado e deixar seu legado no mercado de palestrantes.
Programação do Negócios de Palestras
O treinamento Negócios de Palestras tem 4 módulos, que apresento a seguir.
Módulo 1: Palestra Estrela – Criando uma palestra que vende muito
- Tema relevante – como escolher o tema ideal para suas palestras
- Roteiro envolvente – o passo a passo para montar um roteiro que envolva sua audiência
- Slides inspiradores – os elementos que não podem faltar em sua apresentação de slides
Módulo 2: Apresentação poderosa – Como fazer uma palestra inspiradora e mexer com as emoções das pessoas
- Espontaneidade profissional – como ser espontâneo no palco e conquistar seu público
- Comunicação persuasiva – como convencer as pessoas com seu discurso
- Autoconfiança inspiradora – como passar confiança para o público
Módulo 3: Centro de informação – Se torne uma verdadeira celebridade e seja encontrado
- Site vendedor – como construir um site que venda suas palestras
- Construção de autoridade – como mostrar para o público que você entendo dos temas que aborda em suas palestras
- Presença digital – como usar as redes sociais para trazer negócios de verdade
Módulo 4: Sistema de venda ativo – Como criar um sistema que você não precise necessariamente se vender
- Estrutura comercial – como montar uma estrutura que não precise da sua participação para vender as suas palestras
- Vendas automáticas – como receber cotações de palestras diariamente, de modo automático
- Sistema de vendas ativo – entenda como lidar com as agências de palestrantes e profissionais de RH que contratam as palestras
Agora que conhecemos o treinamento, vamos conhecer um pouco sobre Roberto Shinyashiki.
Quem é Roberto Shinyashiki
Roberto Shiniashiki é um psiquiatra, empresário, escritor e palestrante. No ramo de palestras ele já soma mais de 30 anos de experiência, já contribuiu para o sucesso de milhares de empresas e já formou mais de 3.000 palestrantes.
Ele é famoso por abordar os temas de maneira simples e compreensível, mas com muita propriedade. É reconhecido internacionalmente e uma das principais referências do segmento de palestras no Brasil.
Como escritor, lançou sua primeira obra em 1985, “A Carícia Essencial”, livro este que em pouco tempo se tornou um best-seller. Roberto é consultor organizacional e ministra palestras no Brasil e no exterior, além de já ter ministrado cursos de especialização nos Estados Unidos, na Europa e no Japão.
Além disso tudo, ele também se dedica a projetos sociais, área em que já foi premiado com o “Hadge Capers”, oferecido pela Associação Internacional de Análise Transacional, sendo o melhor projeto de solidariedade mundial.
Para quem é e para quem não é o Negócios de Palestras
O treinamento Negócios de Palestras é um treinamento bastante interessante, mas não é indicado para todo mundo. Confira para quem é o curso:
Iniciantes que desejam entrar no mercado de palestras: pessoas que não têm conhecimento algum sobre o mercado de palestras, mas que desejam entrar nesse segmento começando do zero.
Palestrante que desejam começar a cobrar por suas palestras: profissionais que já ministram palestras de forma gratuita e querem transformar sua capacidade de apresentação em uma atividade lucrativa.
Palestrante profissionais que estão buscando mais resultados: palestrantes profissionais que já cobram por suas palestras, mas estão insatisfeitos com seus resultados e desejam multiplicar seu faturamento como palestrante.
Profissionais que querem melhorar o seu poder de comunicação: profissionais de áreas diversas que não desejam entrar no ramo de palestras, mas querem aperfeiçoar sua forma de transmitir ideias, projetos e propostas de maneira mais convincente.
Por outro lado, o curso não é para:
Pessoas que estão buscando um método mágico de ser um palestrante de sucesso: é necessário ter em mente que o sucesso só vem para aqueles que fazem por merecer. Não existe um método milagroso para se tornar palestrante, você deve colocar em prática os conhecimentos e trabalhar para colher seus resultados.
Palestrantes que já estão satisfeitos com seus resultados: se você já é um palestrante de sucesso e está satisfeito com seus resultados, esse curso provavelmente não é para você.
Como se inscrever no Negócios de Palestras?
Para se inscrever no treinamento, basta acessar clicar aqui nesse link. Você será direcionado para o Hotmart, uma plataforma extremamente segura, onde irá preencher com seus dados e escolher a forma que você irá pagar.
Após a confirmação do seu pagamento, você receberá os dados de acesso ao portal de alunos, em que poderá acessar suas aulas.
As inscrições abrirão em breve e as vagas são limitadas. Ao se inscrever, você irá garantir alguns bônus, para enriquecer ainda mais os seus conhecimentos. Uns de aprendizado e uns de velocidade.
Bônus de velocidade
Ao ser um dos 10 primeiros inscritos, você irá ganhar uma avaliação da estrutura da sua palestra, realizada pessoalmente pelo Roberto Shinyashiki.
Ao se inscrever numa ordem de posição entre 11º e 20º, você terá direito a um coquetel VIP com o Roberto, onde você terá a oportunidade de perguntar o que quiser a ele e o conhecer um pouco melhor, sem tumultos. E, ao estar entre os inscritos nas posições entre o 21º e o 40°, você irá garantir um lugar VIP no Seminário Presencial Negócios de Palestras 2017.
Bônus de aprendizado
Ao efetuar sua inscrição, você irá garantir também, alguns bônus de aprendizado, como 1 ticket 100% gratuito para participar do Seminário Ao Vivo Negócios de Palestras 2017, que irá acontecer nos dias 2, 3 e 4 de junho, em São Paulo.
Você também terá direito ao Treinamento Digital – Os Segredos dos Palestrantes Campeões, ao livro digital – Como Escrever um e-book em 30 dias, do Roberto Shinyashiki, e a 7 palestras online com especialistas da equipe do Roberto que irão alavancar a sua carreira.
Uma dúvida muito comum de quem está pensando em se inscrever é “Felipe, mas qual a garantia de que o método do Roberto funciona?”. É sobre isso que falarei a seguir.
Garantia do Negócios de Palestras
O Negócios de Palestras tem uma garantia de 100% de satisfação ou seu dinheiro de volta. Você se inscreve no treinamento e caso não goste de algo, ache que o treinamento não tenha valido a pena ou não esteja satisfeito com os resultados, você tem até 30 dias de garantia após a inscrição para entrar em contato com o Roberto e ter o seu dinheiro de volta, de forma integral.
Com isso, você pode tomar sua decisão com tranquilidade, sem medo de não gostar ou do treinamento não funcionar para você. Para inscrever-se no treinamento, clique aqui ou acesse a tela abaixo.