Depois das turbulências de 2015, é hora de se preparar para a queda do avião no ano que se aproxima – e isso na previsão dos menos pessimistas entre os economistas!
No quesito marketing digital, quem torrou uma grana preta em sites e blogs descolados, responsivos, mas até hoje não viu resultados, agora se encontra numa encruzilhada…
- Cortar a verba e minimizar o prejuízo;
- Apostar nas estratégias de posicionamento do conteúdo como forma de garantir ao menos um ativo em meio à nova tempestade de retração de crédito, alta de juros e novas tentativas de frear a inflação.
Se você é brasileiro e não desiste nunca, talvez tenha optado pela segunda proposta. É, portanto, para você, brasileiro destemido, que resolvi escrever este post. Claro, também com o singelo intuito de que, se o seu negócio finalmente decolar em 2016, que ao menos 1% do seu lucro seja destinado a mim, afinal, não tá fácil pra ninguém!
Vamos agora às dicas impacientes para aumentar as visitas do seu site em 2016:
1.Planeje seu conteúdo para sites e blogs
Uma grande perda de tempo disfarçada de agilidade é deixar para pensar no conteúdo das páginas e posts do seu site/blog somente na hora em que você decide escrever. Lembre-se:
Conteúdo de Site/Blog = 99% inteligência e 1% inspiração
Usando como exemplo o meu próprio post, veja o que o Google me sugeriu quando comecei a digitar a ideia sobre aquilo que gostaria de escrever:
Ou seja, para quê se arriscar tentando pensar em posts com temas mirabolantes se os algoritmos do Google já te entregam, logo na de cara, os termos mais buscados? A partir da ideia inicial, uma simples busca é capaz de pontuar o conteúdo mais relevante para o seu site/blog.
Você também pode baixar, gratuitamente, o E-book que fala sobre os 16 erros que impedem o seu site de estar na primeira página do Google. Lá, você encontrará dicas valiosíssimas que, com toda certeza, te ajudará bastante!
2. Seo Marketing:
Palavras-chave
Agora que você já definiu o tema e, possivelmente, o título do seu post ou artigo do seu site, basta que você encontre as variações da palavra-chave principal – ou long tail keywords. Para isso, insira a palavra-chave na busca segmentada do planejador de palavras-chave do Google Adwords e avalie os resultados:
O ideal é que você use os termos relacionados à sua palavra-chave principal que apresentem maior média de pesquisas mensais e menor concorrência. Veja o exemplo abaixo: a partir do Google Adwords é possível fazer uma lista de palavras-chave para o mesmo post ou artigo que, posteriormente, podem servir como intertítulos:
- Aumentar as visitas do seu site
- Conteúdo para blogs
- Conteúdo para sites
- Seo Marketing
- Gerar tráfego
Ancoragem de links e otimização de imagens
Com o conteúdo pronto, é hora de criar, ou ancorar, links! O ideal é que cada post/página seja linkado a pelo menos mais um post/página do próprio site ou blog, a partir de assuntos relacionados. O objetivo é criar uma espécie de “ecossistema” de conteúdos que venha a aumentar a autoridade e posicionar melhor o seu domínio no ranking das páginas de busca do Google. Unidos, venceremos…
Outra dica é nunca esquecer de preencher a tag “alt txt” de cada imagem com a sua descrição para facilitar o trabalho dos robôs do Google, e, JAMAIS, sobrecarregar o site/blog com arquivos pesados: opte sempre por .jpg e .gif.. É que a demora no tempo de carregamento do site atua como um repelente natural de visitantes.
3. Divulgação para gerar tráfego
Se você cumpriu todas as etapas e detalhes do processo de otimização de conteúdo e tem pressa, muita pressa, para que o seu domínio apresente uma performance incrível, você certamente deve concentrar seus esforços na divulgação.
- E um ótimo campo para divulgar seu conteúdo são as redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram,…), principalmente dentro de grupos fechados, em que os membros têm mais disposição para comentar, compartilhar – e POLEMIZAR – assuntos de mesmo interesse:
- Guest Post, ou post convidado, é quando você convida outro blogueiro para escrever no seu blog – e vice-versa. É uma troca benéfica para ambos, pois o convidado fica conhecido por uma audiência que ele (ainda) não tinha, e o dono do blog recebe, por tabela, a visita da audiência que já prestigiava o blogueiro convidado. Além disso, é possível linkar termos do guest post para o próprio blog, o que é muito bom para se conquistar backlinks.
- Se você dispõe de verbas para investir na divulgação e não vê a hora de projetar seu site, uma ótima opção é aderir a uma campanha PPC (Pay Per Click), em que você paga aos anunciantes determinada quantia todas as vezes em que os anúncios do seu site/blog são clicados.
Mas, não se engane! Quando se trata de aumentar visitas do seu site, não adianta seguir uma fórmula e esperar que a grana e o reconhecimento surjam instantaneamente. É preciso que você monitore constantemente as estatísticas de cada página no Google Analytics.
Observe se a taxa de rejeição está muito alta, compare o número de visitas ao de visitantes, entenda um pouco mais sobre o perfil do seu público-alvo e produza um conteúdo cada vez mais assertivo. Além disso, acompanhe os comentários acerca do seu material em todas as redes sociais e nunca perca uma oportunidade de interagir com seus leitores. Siga tendências e se antecipe ao que o público deseja. Só assim você irá obter as visitas que tanto espera e, claro, driblar mais um ano de crise, se Deus (e o Cunha) quiser!
E se você deseja saber mais dicas sobre como posicionar o seu site na primeira página do Google e, com isso, obter mais visitas e, consequentemente, mais vendas, é só baixar GRATUITAMENTE o E-book sobre os 16 erros que impedem o seu site de estar na primeira página do Google.
E então, tem mais alguma dúvida sobre como aumentar as visitas do seu site ou blog? Conhece outras táticas? Não se acanhe! Compartilhe com a gente nos comentários e um feliz 2016!