Vivemos num mundo com problemas complexos, que exigem soluções que possam ser aplicadas a milhões, e até mesmo bilhões, de pessoas. Para isso, é preciso pensar e fazer diferente. Novas formas de poder já estão surgindo na sociedade. Estamos cada vez mais ávidos por mudanças e utilizamos a internet para buscar mobilização e colaboração. Esse é o tema da quarta edição do Seminário Social Good Brasil: Crowd2Crowd: Inovação de muitos para muitos.
O evento será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, em Florianópolis. Quem não puder ir lá pessoalmente, pode acompanhar a programação online.
Quais são as principais atrações e temas do seminário?
A programação, por sinal, está bem interessante. Serão mais de 30 palestrantes reconhecidos no Brasil e referências internacionais. A ogranização do seminário destaca a presença da autora Alexa Clay. Ela vai lançar a versão brasileira do livro “The Misfit Economy“, que por aqui se chamará “Economia dos Desajustados”, exclusivamente durante o seminário.
Entre os assuntos que serão abordados ao longo dos dois dias de evento estão economia colaborativa e impacto social, empoderamento feminino, o poder do coletivo, inovando em governo e objetivos de desenvolvimento sustentável. “Nos relacionamos, trabalhamos, produzimos e consumimos de outra forma. Buscamos pessoas referências em suas áreas de atuação para contar ao nosso público como têm inovado e usado as tecnologias para a criação de suas soluções. A inspiração pode vir de todos e servir para todos”, diz Carolina de Andrade, Diretora Executiva da organização Social Good Brasil.
Outros destaques internacionais são as painelistas Kim Farrell, gerente de marketing e produto do Google, responsável por liderar no Brasil o Desafio de Impacto Social, que destinou R$ 7 milhões para organizações sociais brasileiras, e Sophie Reynolds, da Nesta UK, principal organização de inovação no Reino Unido.
Quem pode acompanhar o seminário?
No Seminário, o Social Good Brasil também fará a premiação de seu laboratório, pioneiro no uso de tecnologias para impacto social, o SGB Lab. Os três melhores, entre os seis empreendedores sociais que estão na final, receberão recursos de um fundo de investimento semente. “Um dos objetivos do Social Good Brasil é criar uma comunidade para a troca de ideias e conexões. O Seminário é o ambiente perfeito para isso. Já os finalistas do Lab representam o que também almejamos, que é apoiar quem deseja criar uma iniciativa de impacto social”, conta Carolina.
Com agenda diversificada, o Seminário é voltado para diversos públicos como startups, empresários e investidores, poder público, ONGs, estudantes, jornalistas, blogueiros e curadores de conteúdo. O evento já alcançou a lotação máxima com mais de 2.500 inscritos mas ainda é possível se inscrever para uma lista de espera ou para assistir ao vivo via streaming.
O Seminário SGB é promovido pela organização Social Good Brasil, fundada pelo Instituto Voluntários em Ação (IVA) e pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom). O evento tem o objetivo inspirar e conectar indivíduos e organizações a usarem as tecnologias, novas mídias e o comportamento e inovador para contribuir com a solução de problemas da sociedade. O Social Good Brasil é a liderança no Brasil do movimento global Plus Social Good que, por sua vez, é encabeçado por um grupo de organizações como Fundação das Nações Unidas, Mashable, entre outras.
Veja aqui: Como ajudar organizações sociais utilizando as mídias sociais. Ou, como ser um voluntário digital?
Saiba mais: Sobre a minha própria experiência como voluntária social, digital e presencial.
Seminário Social Good Brasil
Datas: 12 e 13 de novembro de 2015
Local: CIC – Avenida Governador Irineu Bornhausen, Florianópolis – Santa Catarina.
Inscrições gratuitas e mais informações: http://sgb.org.br/seminario