A internet chegou para todos, isso não resta dúvidas, mas muito antes da internet o consumo de marcas de ideias já era um assunto bastante estudado principalmente quando a linguagem abordada era para os adolescentes.

 

Ainda me lembro quando chegava da escola e ia assistir Malhação comendo biscoito recheado e depois ia para o quarto ler revistas Teen de frente para o meu pôster de BackStreet Boys, ou quando ia jogar no computador com Windows 98. Internet? Só discada e se minha mãe estivesse ao telefone teria que esperar um tempão para acessar qualquer coisa a míseros Kb de velocidade.

 

Apesar de praticamente ter revelado minha idade, o que quero dizer é que o mundo resolveu pisar no acelerador e com isso os meios de comunicação precisaram se reinventar-se para alcançar mudanças e, com elas, a comunicação também sofreu alterações.

 

E se formos pensar na mente do adolescente atual, vamos encontrar muitas semelhanças com o nosso tempo. Moda, paquera, aceitação social, preocupação com a profissão que vai escolher, professora exigente, escola chata, espinhas, prova de matemática… Mas o que mudou, afinal?

 

Segundo o IBGE hoje são cerca de 35,2 milhões de adolescentes no Brasil, a chamada “geração conectada” que hoje tem opiniões mais fortes, acesso rápido à diversas informações, além de maior poder de influência no meio social e familiar.

 

Se antes status era ter um estojo de lápis de cor com 32 cores, hoje é a marca do celular. Se antes tínhamos Cds autografados, hoje eles tem selfies com seus artistas favoritos. Antes trocávamos bilhetes de papel na sala de aula, hoje em dia são whatsapps.

 

Repare que os desejos e necessidades não mudaram, mas sim a forma como eles são apresentados para a geração atual, pois o conceito de aceitação social, amor, futuro e status ainda são os mesmo.

 

 

COMO SÃO OS ADOLESCENTES?

 

O que diferencia o adolescente atual das demais gerações é que hoje eles tem mais canais onde expressar quem são, o que pensam e o que desejam. Entre as características predominantes são:

 

  1. Confiantes
  2. Dinâmicos
  3. Ecléticos
  4. Exigentes
  5. Ansiosos
  6. Impacientes
  7. Multitarefas
  8. Conectados
  9. Ágeis
  10. Comunicativos
  11. Preocupados com estética e aceitação

 

As marcas precisam ser como eles para atrair a atenção. Adolescente tende a confiar quando percebe que do outro lado existe alguém igual a ele tentando manter contato.

 

 

COMO COMUNICAR?

 

Ao contrário do que muita gente fala, não acredito que adolescente seja 100% desatento. A antiga comunicação se tornou enfadonha e, talvez, repetitiva para eles, no entanto quando algo é falado na mesma linguagem e com assunto que seja interessante, com certeza a atenção é voltada para o assunto.

 

Uma coisa é certa: adolescente detesta se sentir obrigado a qualquer coisa (nós também, mas não assumimos isso). Se estudar for uma obrigação, será chato. Arrumar o quarto for obrigatório, ele fará de má vontade. Então o desafio é tornar o que é obrigação em algo prazeroso e recompensador e desta forma criar hábitos saudáveis na geração teen.

 

E a comunicação, como fica?

 

O adolescente não está interessado se o produto é feito com material X ou Y, ou se a empresa tem 100 anos de tradição. Não mesmo! Ele quer solução pros seus problemas, benefícios!

 

Afinal, “esta camiseta vai me deixar bonito na festa?”, “Com este celular poderei fazer selfies melhores?”, “essa linha de maquiagem vai mesmo tirar minhas espinhas?”

 

Com uma linguagem descontraída, leve a comunicação da sua empresa para o público teen, de forma direta e emotiva. Mostre a eles o que seu produto pode oferecer de bom para ele, o que ganha com isso. Além de tudo crie situações de interação com a marca.

 

 

ONDE COMUNICAR?

 

Segundo uma pesquisa divulgada pela Tech Crunch, a rede social favorita entre os Millennials norte-americanos a rede social favorita é o Facebook com 75,6%, seguida do Instagran com 43,1% e Snapchat 32,9%. Em seguida vemos o Twitter com 23,8%, Pinterest com 17,9% e Google + com 18%.

 

A presença online deve ser constante e as informações compartilhadas de forma rápida, geralmente o adolescente não tem conta em uma única rede social, logo a possibilidade a acessar informações é mais rápida.

 

Não podemos descartar a presença massiva deles no Youtube e blogs e microblogs. Isso mostra o quanto o Marketing de Conteúdo é importante para esse público.

 

 

ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

 

  1. Antes de tudo pesquise, como disse antes, o adolescente é eclético, possui várias preferencias e, assim como qualquer público-alvo, nem todos são iguais. Então pesquise para qual adolescente você vai comunicar: o que gostam? Quais suas opiniões, artistas favoritos, marcas que consomem, filosofias.
  2. Crie rappor com seu público: Não adianta seu produto ser 100% voltado para adolescentes se na comunicação você não fala a mesma linguagem deles. Entenda como se comunicavam, expressam suas opiniões e entre na mesma vibe.
  3. Utilize-se de imagens. Adolescentes em sua maioria são áudio-visuais. Logo, música, filmes, fotografias são as preferencias desse público, é o que chama mais atenção.
  4. Esteja Atualizado. Não cometa a gafe de criar conteúdo atrasado. Lembre-se que o público teen está mais conectado do que qualquer outro, eles sabem o que está acontecendo.
  5. Crie relacionamento de amizade. Pode parecer um conceito difícil de entender, mas o adolescente quer se sentir aceito e para isso fazem amigos. Crie uma rede de contatos onde eles possam se sentir ligados à marca.
  6. Saiba onde publicar. Por mais conectados que sejam, eles não estão em todos os lugares. Saiba em qual Rede Social anunciar, em qual blog posicionar sua marca.

 

Apesar de ser um trabalho sério e que exige atenção na qualidade, comunicar para adolescente pode ser bastante divertido, pois trata-se de um público bastante dinâmico e descontraído. Deixe sua marca entrar nessa vibe positiva também e verás que o público teen será tão atencioso quanto sua marca deseja.

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