O e-mail já entrou para o nosso dia a dia tanto no trabalho quanto na rotina pessoal. Utilizamos para oficializar alguma decisão, acompanhar uma comprar online ou mesmo entrar em contato com amigos e receber aquelas correntes enviadas pela tia. E tudo isso, claro, chamou a atenção do Google que enxergou no Gmail mais um espaço lucrativo para mídia. Agora, está também disponível para todos os anunciantes no Adwords.
É possível gerenciar gerenciar anúncios do maior provedor de e-mail hoje no Brasil direitamente no AdWords. A ferramenta pode ser facilmente configurada e permite a criação de uma campanha de Rede de Display selecionando o canal mail.google.com.
Formatos
Há dois tipos de anúncios para Gmail, disponibilizados para anunciantes do Adwords. O primeiro chamado de “collapsed ad” coincide com a aparência da caixa de entrada e os usuários podem clicar nele para expandi-lo e obter mais detalhes.
O outro formato é o “expanded ad” acionado por um clique no anúncio. Pode apresentar uma única imagem, destacar uma promoção que combine com uma imagem ou apresentar vários produtos de uma só vez.
Estratégia
O Gmail oferece uma garantir maior de atingir o seu público-alvo por conta das pessoas estarem sempre conectadas e checando e-mails. A Rede de Display do Google cobre mais de 90% de sites na Internet e se potencializa ainda mais com esse novo canal. O Adwords permite também que se faça a segmentação de públicos, por interesse, região e palavra-chave em anúncios no provedor de e-mail do Google.
Mas de que forma o usuário será impactado? O ideal é escolher o Gmail como canal para branding. É importante lembrar que a pessoa está em um “ambiente privado” e não necessariamente pode estar disposta a comprar algo.
O investimento é por CPC (custo por clique) como em outras campanhas criadas no Adwords. Contudo, o volume de usuários de Gmail é bem grande e isso pode acarretar um investimento maior, sendo necessário analisar bem se o canal é ideal para o orçamento que possui.
Controle
Para não dizer que tudo são flores com essa nova opção de canal do Adwords, os usuários tem certo poder de controlar os anúncios que vêem. Igual ao que acontece com outros anúncios do Google, e possível gerenciar as configurações de anúncios e remover anunciantes indesejados. Os usuários do Gmail tem ainda a opção de evitar anúncios levando em consideração os seus interesses.
Então, antes de sair criando uma campanha de Rede de Display no Gmail, é aconselhável conhecer e saber onde está o público-alvo. Identificar também o seu comportamento e quais interesses demonstram. Aí sim será possível ter certeza de que se deve incluir o provedor de e-mail do Google como canal e se o budget disponível trará o resultado esperado.