Atualmente, webinários têm sido muito utilizados no marketing digital, e não só por quem trabalha nessa área, mas por profissionais dos mais diversos segmentos de atuação. Muita gente tem realizado transmissões ao vivo, gravadas ou híbridas através da internet, com o objetivo de compartilhar conhecimento, vender produtos ou serviços e realizar apresentações de ideias.
Uma dúvida bastante comum é sobre qual plataforma para webinário utilizar. Há diversas alternativas existentes, com diferentes recursos, vantagens e desvantagens, bem como investimentos para todos os bolsos.
Das opções disponíveis, uma das mais populares no Brasil é o WebinarJam, devido à diversidade de recursos, vantagens e bom custo x benefício. Embora ela não se aplique a todos cenários, há diversos casos em que ela é a mais adequada.
Essa é a plataforma que utilizo na maior parte dos projetos que desenvolvo pra mim e para meus clientes e nesse post vou te falar em detalhes sobre ela, para que você possa decidir se ela é ou não a melhor alternativa para o seu caso.
O que é o WebinarJam
Atualmente, o WebinarJam é uma das plataformas de webinários mais populares do mercado. Ele surgiu após a criação do Google Hangouts, o sistema de webinários do Google que não possui limite de inscritos, permite até 10 apresentadores e grava automaticamente as transmissões no Youtube.
Apesar de extremamente poderoso, o Hangouts não possui sistema de inscrições, um bom sistema de chat (apenas o sistema de comentários do Youtube), controle de quem está na sala no momento e moderação, pesquisas, botões de oferta e várias outras funcionalidades interessantes para explorar o máximo potencial de vendas de um webinário ao vivo.
Por conta disso, Andy Jenkins e Mike Filsaime, dois internet marketers internacionais bastante conhecidos, criaram o WebinarJam. A ferramenta tem funcionamento com base no Google Hangouts. A transmissão do vídeo em si é realizada pelo Hangouts, mas este fica embutido dentro de uma plataforma que oferece dezenas de funcionalidades adicionais.
Por conta disso, o WebinarJam tornou-se uma boa alternativa para o GoToWebinar (que era líder no mercado) e o próprio Hangouts, passando rapidamente a ser adotada e divulgada por grandes players tanto no Brasil quanto no exterior.
O WebinarJam é ideal para quem deseja explorar transmissão de vídeo ao vivo em seus negócios e aumentar o alcance de audiência e exposição da marca online. A ferramenta tem recursos bastante interessantes, que apresentarei a seguir.
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Recursos do WebinarJam
A plataforma possui uma gama de recursos, como: Sistema de Inscrições, Múltiplos Palestrantes, Pesquisas Pós-Inscrição, Notificações por E-mail e SMS, Replays, Bate-papo (Chat), Moderação da Sala, Enquetes, Botões de Oferta Durante a Apresentação, Integração com Mídias Sociais, Webinários Gratuitos ou Pagos, Webinários Híbridos, Estatísticas, Controle de Quem Assistiu e Até Que Ponto Assistiu e Integrações com Terceiros.
A seguir, apresentarei todas elas, para que você fique por dentro de cada uma.
Sistema de inscrições
O WebinarJam oferece um simples e poderoso sistema de inscrições, para que o seu público tenha facilidade na hora de se inscrever para acompanhar a sua apresentação. A página de inscrição é criada pela própria ferramenta, que oferece vários modelos de páginas que podem ser editadas de forma dinâmica, conforme você pode visualizar na imagem abaixo.
Você seleciona o modelo, configura os textos, imagens e no final a ferramenta gera um endereço que você pode divulgar para iniciar a captura do inscritos. Abaixo está um exemplo da página de inscrição de um Hangout que fizemos com os colunistas do Digaí.
É possível também integrar a plataforma a diferentes sistemas de e-mail marketing (autoresponders), como o MailChimp, aWeber, Get Response, Active Campaign e InfusionSoft.
Múltiplos apresentadores/palestrantes
Na plataforma, você pode cadastrar até 10 apresentadores que poderão estar ao vivo fazendo a apresentação de seu webinário. Para que alguém seja um dos palestrantes, basta ter uma conta do Google (GMail).
Pesquisas pós-inscrição
O WebinarJam permite que você faça uma pesquisa individual com cada um dos participantes logo após a inscrição. Desse modo, é possível entender melhor o perfil da sua audiência, assim como os objetivos de cada um dos inscritos.
Sempre que desejar, você pode visualizar quantas pessoas já responderam e ter acesso a relatórios da pesquisa, como você pode ver na figura abaixo.
Notificações por e-mail e SMS
O WebinarJam permite configurar o envio automático de e-mails e SMS’s para os inscritos. Você pode utilizar esse recurso para enviar lembretes sobre os dias e horários em que serão veiculados suas palestras, aulas ou eventos. Assim, ninguém corre o risco de perder o webinário e você consegue reunir um grande número de interessados em conhecer o seu material, conteúdo e produtos.
Replay
Ao criar um webinário no WebinarJam, você tem a opção de liberar ou bloquear o acesso ao replay pela sua audiência. Caso esteja liberado, você pode enviar a gravação do webinário para todos os inscritos através do próprio sistema de notificações por e-mail e SMS da ferramenta.
Bate papo (Chat)
O WebinarJam tem um sistema de bate papo, que pode ser usado livremente por você e seu alunos, clientes ou pessoas interessadas em conhecer o seu trabalho durante as apresentações. É possível enviar mensagens públicas ou privadas (para um usuário específico).
Moderação da sala
Você possui controle total sobre a sala, podendo excluir qualquer mensagem inadequada do chat. Além disso, qualquer participante pode ser excluído do webinário facilmente caso esteja insistindo em postar comentários fora de contexto, por exemplo. Esse recurso permite que você tenha controle sobre a permanência dos participantes na sala e a qualidade da interação, podendo banir quem desejar.
Enquetes
O WebinarJam oferece o recurso de enquetes, que permite que você obtenha feedback em tempo real da audiência durante a apresentação. Você pode tanto defini-las no momento da configuração do webinário quanto fazê-lo durante a apresentação. Vejo dois grandes benefícios desse recurso: o aumento da interação online e a possibilidade de conhecer o perfil de quem está lhe assistindo.
Botões de ofertas durante a apresentação
O WebinarJam permite que você faça ofertas durante a apresentação, de modo que você possa oferecer seus produtos, treinamentos, e-book, ou seja lá o que você estiver vendendo.
Nas plataformas que não oferecem esse tipo de recurso, você precisa falar ou mostrar na tela um determinado endereço (URL) que o visitante precisará digitar para adquirir a sua oferta. Isso faz com que a atenção em sua apresentação seja reduzida, gera o risco das pessoas digitarem o endereço incorretamente e reduz as vendas, pois gera um esforço adicional do usuário.
Com o recurso de ofertas do WebinarJam, você pode definir textos, imagem (opcional), URL de destino e CTA (chamada para ação) do botão que aparecerá para o usuário no momento em que desejar. A criação da oferta pode ser feita no momento da configuração do webinário ou durante a transmissão e você ainda pode utilizar recursos de escassez como contador de tempo ou de número de vagas, o que tende a aumentar consideravelmente suas conversões.
Integração com mídias sociais
O WebinarJam é facilmente integrado com mídias sociais, para que seu conteúdo possa ser compartilhado e atinja ainda mais pessoas.
Webinários gratuitos ou pagos
Além de permitir a transmissão de webinários gratuitos, o WebinarJam também oferece a possibilidade de criar eventos pagos. Desse modo, o inscrito é redirecionado para a plataforma de pagamentos para pagar sua inscrição e participar. Essa é uma funcionalidades que ainda não utilizei, pois tenho feito webinários gratuitos para criação de lista, relacionamento com a audiência e oferta de produtos.
Webinários híbridos
Quem faz webinários com o objetivo de vender sabe da importância de seguir um roteiro específico, que muitas vezes é scriptado e lido palavra a palavra. A funcionalidade de webinários híbridos do WebinarJam permite que você configure trechos de vídeos gravados e intercale seu webinário com partes transmitidas ao vivo e partes gravadas.
Desse modo, você pode realizar um webinário, entrar ao vivo no início pra dar as boas vindas e interagir com o público, um vídeo gravado como conteúdo principal e ficar acompanhando os comentários no chat, liberando as enquetes e as ofertas. Ao término da gravação, você pode retornar ao vivo para tirar as dúvidas.
Outra aplicação desse recurso é a transmissão de gravações com depoimentos e outros complementos à sua apresentação ao vivo sempre que for necessário. A tela abaixo apresenta a configuração do vídeo gravado, que precisa estar no Youtube.
Estatísticas
O sistema de estatísticas do WebinarJam é extremamente poderoso. Ele permite que você saiba quantas pessoas visitaram a página de inscrição, quantas se cadastraram, quantas estiveram ao vivo, resultados das pesquisas e enquetes, até que parte elas assistiram, enfim, tudo pode ser facilmente identificado.
No exemplo abaixo, você pode visualizar que a página de inscrição teve 751 visitas, das quais 252 se cadastraram (o que dá uma conversão de 33,56%). Dos 252 inscritos, 87 assistiram à apresentação (uma taxa de presença de 34,52%) e ninguém assistiu ao replay. Na parte inferior, observam-se que houve 110 respostas à pesquisa que foi apresentada logo após a inscrição.
No exemplo abaixo, você pode visualizar as estatísticas da transmissão, com algumas informações importantes para o organizador, como:
- A transmissão ao vivo durou 01 hora, 27 minutos e 52 segundos;
- A permanência média na sala foi de 35 minutos e 42 segundos
- 43% dos presentes assistiram à apresentação completa;
- 22 pessoas responderam uma enquete que foi realizada ao vivo, durante o webinário, que mostrou que 14% dos participantes eram profissionais de marketing/comunicações, 27% eram empreendedores digitais e daí por diante.
O relatório abaixo mostra as estatísticas das notificações. Houve 02 e-mails com lembretes do webinário, o primeiro enviado para 255 pessoas com 146 aberturas e 22 cliques e o segundo enviado para 234 pessoas, com 109 aberturas e 51 cliques.
Por fim, o relatório abaixo lista os inscritos e apresenta o status de cada um deles, se assistiu ao webinário, durante quanto tempo, etc. Além disso, há opções de enviar mensagens individualmente pra cada um.
Controle de quem assistiu e até que ponto assistiu
O WebinarJam controla quais inscritos assistiram à transmissão e até que ponto cada participante assistiu. Isso permite que você apresente o replay com mensagens diferentes para quem não assistiu ao webinário, quem assistiu mas saiu antes da oferta do produto e quem assistiu até o final.
Integrações com terceiros
O WebinarJam integra-se facilmente com plataformas de terceiros, como o Google Analytics, o Facebook ou qualquer outra plataforma para realizar tracking ou remarketing, por exemplo.
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Vantagens do WebinarJam
O Webinarjam possui diversas vantagens, em comparação com outras plataformas. Confira as principais na minha opinião.
Participantes e transmissões ilimitadas
Diferentemente de outras plataformas, o WebinarJam permite que você execute um número irrestrito de apresentações e eventos online ao vivo. Além disso, você pode convidar a quantidade de participantes que quiser, não há limites.
Formato de Transmissão
Como falei na parte das funcionalidades, você pode realizar transmissões ao vivo ou híbridas, o que gera menos esforço (uma gravação pode ser repetida várias vezes) e aumenta a conversão em vendas (falarei sobre isso daqui a pouco).
Funciona em qualquer sistema operacional e navegador
Diferentemente do GoToWebinar, não é necessário baixar nenhum software para criar ou assistir a um webinário no WebinarJam. Além disso, ele funciona em diversos navegadores, como Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari ou Opera, em Windows, Mac ou Linux ou ainda em smartphones e tablets, tanto iOS quanto Android.
Atualizações
Uma vez que você torna-se cliente do WebinarJam, tem acesso às atualizações que a ferramenta vai recebendo ao longo do tempo.
Maior Interação e Engajamento
Os recursos do WebinarJam aumentam a interação e o engajamento com a audiência. A possibilidade de ter até 10 apresentadores permite realizar diversos formatos de webinários.
Além disso, o bate-papo permite interagir com o público durante a transmissão, sem que você perca o controle com a impossibilidade de moderar os comentários ou controlar o acesso à sala. Por fim, as enquetes estimulam os expectadores a participarem.
Informações e Tomada de Decisão
Vários dos recursos que apresentei fornecem informações e auxiliam na tomada de decisão, começando pela pesquisa pós-inscrição. Ela, juntamente com as enquetes realizadas durante o webinário, permitem que você obtenha informações e vários insights sobre o perfil e interesses de sua audiência.
Além disso, os relatórios de comparecimento e retenção permitem analisar a qualidade da promessa do webinário, da estrutura e do conteúdo oferecido. Isso tudo permite que você aperfeiçoe continuamente sua comunicação, para transmitir informações e impactar sua audiência da melhor forma possível.
Aumento da Conversão
Nos webinários que têm objetivo de vender um produto ou serviço, a conversão é uma preocupação constante. E como foi citado anteriormente, a possibilidade de realizar webinários híbridos, em que o conteúdo e o pitch de vendas podem ser previamente gravados, podem garantir melhores resultados, por evitarem erros durante a transmissão.
Além disso, a liberação dos botões de ofertas durante o webinário evita que o usuário tenha que digitar a URL das páginas de vendas, aumentando consideravelmente o faturamento.
Por fim, a segmentação dos inscritos em grupos baseados no comparecimento e percentual do webinário a que assistiram permite se comunicar de forma personalizada com cada um. Desse modo, você pode enviar três e-mails diferentes para seu público:
- Uma mensagem específica para quem não compareceu à sala convidando para apreciar o conteúdo, sem falar na oferta;
- Uma mensagem específica para quem compareceu e saiu antes do pitch de vendas, citando que há uma oferta no final do webinário que vai lhe ajudar a resolver o problema e convidando-o para conhecer (sem citar qual é);
- Uma mensagem específica para quem compareceu e saiu após o pitch de vendas, destacando os benefícios da oferta e a escassez.
Acessibilidade e Facilidade de Uso
Apesar de ser uma ferramenta internacional, o WebinarJam suporta múltiplos idiomas do ponto de vista dos participantes do webinário. A parte de configuração ferramenta ainda está em inglês (embora seja bastante simples e intuitiva), mas todas as mensagens para a sua audiência aparecem em português.
A tradução foi feita de forma colaborativa com os próprios usuários, inclusive eu participei da revisão! 🙂
Gravação Automática
Como o WebinarJam funciona baseado no Google Hangouts, a gravação ocorre automaticamente. Após o término do webinário, basta ir ao seu canal do Youtube e a gravação estará lá.
Mensuração e Controle
Com o WebinarJam, você tem controle de quem acessa a sua transmissão e pode banir quem desejar da sala. Além disso, há várias informações e estatísticas que vão lhe ajudar a acompanhar os resultados de seus esforços.
Custo-benefício
A inscrição no WebinarJam funciona com base em uma anuidade relativamente baixa se comparada com outras plataformas. Isso somado aos diversos recursos e benefícios oferecidos pela ferramenta a tornam uma ótima alternativa. Antes de falar do investimento, gostaria de destacar as limitações da ferramenta.
Desvantagens do WebinarJam
Apesar de apresentar muitas vantagens e benefícios, o WebinarJam apresenta algumas desvantagens ou limitações.
A primeira delas é o delay, que é uma característica do próprio Google Hangouts. Como o WebinarJam é baseado nessa plafatorma, há um pequeno atraso entre a apresentação pelo palestrante e a recepção por parte dos usuários. Desse modo, quando você fala algo, a audiência demora algo em torno de 20 segundos para receber sua informação. Isso não costuma oferecer problemas, uma vez que você pode fazer uma pergunta para a audiência, continuar falando sobre o tema e poucos segundos depois as respostas começarão a aparecer no chat.
A segunda desvantagem também é proveniente do Google Hangouts: o fato do evento ser público. As apresentações realizadas através da ferramenta estão disponíveis no Youtube durante a transmissão em um link direto fora do WebinarJam. Isso pode ser um problema apenas se você estiver transmitindo algum conteúdo estritamente confidencial para alguém que esteja assistindo e compartilhe o link direto do Youtube com outras pessoas.
Outra desvantagem já foi citada na seção sobre a língua, que é o fato da área administrativa da ferramenta ser em inglês. Apesar disso, a ferramenta é bastante intuitiva e fácil de usar e o processo de criar um webinário é bastante simples.
Quanto custa o WebinarJam?
O WebinarJam oferece um ótimo custo/benefício se comparado com os concorrentes.
Se for analisar o investimento do principal concorrente do mercado, o plano mais acessível do GoToWebinar custa U$ 109,00 por mês ou U$ 1068,00 por ano (equivalente a U$ 89,00 por mês) e dá direito apenas a 100 participantes na sala. O maior plano oferecido pelo GoToWebinar tem limite de 1.000 participantes (não há um plano superior a esse) e custa U$ 369,00. Caso opte por contratar o plano anual, você pagará a anuidade de R$ 3588,00, o equivalente a U$ 299,00 por mês.
O WebinarJam, por sua vez, oferece um único plano (que é anual e sem limite de participantes), no valor promocional de U$ 397. Ou seja, seu investimento em 01 ano é quase o mesmo do que em 1 mês de GoToWebinar e você não tem o limite de pessoas na sala.
Como adquirir o WebinarJam
Para adquirir o WebinarJam, basta clicar aqui nesse link. Você será direcionado para a página de compra, onde também terá acesso a mais informações sobre a ferramenta. Lá, é só clicar em um dos botões de inscrição, inserir os dados de pagamento e começar a usar. 🙂
Você também pode adquirir a ferramenta na página abaixo: