Antes de qualquer coisa, vale frisar que o Branding não se resume a ser conhecido no mercado. Vai muito além dessa questão. O trabalho estratégico de Branding é a construção da personalidade da marca através de um conjunto de valores incluindo cultura, propósito da empresa, funcionários, gestão, consumidores e tudo aquilo que pretende gerar valor a longo prazo.
Hoje, com a chegada das redes sociais, aumentou a facilidade das pessoas falarem o que quiserem e sua marca pode ser alvo dessas opiniões. Se a grande massa vai falar bem ou mal da empresa vai depender da reputação construída pela estratégia de Branding.
Isso sem falar no retorno financeiro. Temos diversos exemplos no mercado de marcas que trouxeram valor milionário para a empresa. Algumas vezes o produto é tão igual quanto o dos concorrentes mas o logo estampado traz uma personalidade – é o que chamamos de valor intangível. Essas grandes empresas optaram em estruturar a gestão da marca antes de investir pesado em comunicação, pois se trata de um trabalho 360 graus que vai desde o desenvolvimento do produto ao pós venda.
As estratégias de Branding começam da base. Veja agora algumas práticas para você construir uma marca de sucesso.
DEFINA SEU PROPÓSITO
É possível resumir o conceito de “missão, visão e valores” na palavra PROPÓSITO. Qual o intuito da sua marca ser criada? O que ela pretende? Qual é, afinal, o propósito dela existir? Toda empresa nasce com um motivo – e não estou falando dos motivos óbvios que são suprir a necessidade do mercado ou gerar renda, estou falando de algo mais profundo. Qual o impacto que sua empresa vai trazer na vida das pessoas? A definição do seu propósito é o que vai guiar a empresa durante toda a sua existência, por mais que as estratégias mudem, o seu motivo é quem vai servir de combustível para buscar o sucesso.
CUMPRA O QUE PROMETE
O Branding por si só não é capaz de sustentar o conceito da sua empresa. Tenha sempre em mente que é um trabalho em conjunto. Portanto desenvolver um produto de qualidade, ter uma logística eficiente e um relacionamento estreito com o cliente é aquilo que vai manter a marca em um nível elevado de estima diante de seus consumidores.
CRIE UMA EXPERIÊNCIA SINGULAR
Pense em uma piscina!
Agora pense em você mergulhando nessa piscina em um calor de 40 graus! Sensação maravilhosa, certo?
Quando falamos em consumo hoje, não estamos falando especificamente de um produto ou um serviço, mas sim dos benefícios que ele trata. Os benefícios são diversos: facilidade, praticidade, status, conforto, beleza… no caso da piscina que pensamos, o benefício é a sensação refrescante que é dar um mergulho quando o dia está quente.
Qual a experiência que você quer que seu consumidor tenha? Faça sua marca ser única e consequentemente indispensável para a vida do consumidor.
EVOLUA CONSTANTEMENTE
O Marketing 3.0 trouxe uma reorganização de posicionamentos de marca mais ligados à aproximação com cliente, valorização das pessoas e também com responsabilidade social. Então, como sua marca pretende se adaptar aos novos cenários do mercado? Hoje as marcas precisam ter elasticidade porque o mundo está mudando de forma acelerada, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para não ficarem ultrapassadas.
O McDonalds serve de exemplo dessa adaptação. Hoje a empresa vem adotando frutas em seu cardápio para incentivar a alimentação saudável, além de investir em ações sociais através do Instituto Ronald McDonalds. Ou seja, é necessário participar de forma significativa nas transformações sociais.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
A comunicação é o último passo, pois nesse estágio você já sabe qual a personalidade da empresa e poderá comunicar da melhor forma.
Opte em fazer o crossmedia para atingir todos os seus públicos, na estratégia digital deve levar em conta que sua marca estará disponível para interação com qualquer pessoa. Neste caso, um site bem estruturado e intuitivo conta muito, além da participação eficaz nas redes sociais.
Estar presente também com formadores de opinião, assessoria de imprensa, sites com boa reputação, são ótimas ferramentas na massificação do conceito da marca.
Outra estratégia bacana é a Co-Brading, ou seja, unir-se a outra marca que possa ter o seu público para gerar mais valor. Por exemplo: se sua empresa é fabricante de piscinas por que não unir-se a fabricantes de churrasqueira, arquitetos… como uma forma de fortalecer a marca e criar relacionamentos eficazes?
Sua marca é o que sua empresa é. Criando uma estratégia de Gestão de Marca, você poderá atingir níveis elevados no mercado. Esse trabalho deve ser contínuo e sempre passar por revisões e manutenções, a flexibilidade é o que garante as empresas o recall necessário para se manter no topo.
Já adotou alguma estratégia de Branding para sua empresa? Digaí nos comentários e participa com a gente!