A internet e os gadgets mudaram a nossa forma de ouvir música e o próprio mercado musical. Se antes os artistas lutavam para que a sua canção fosse tocada em rádios, hoje basta publicar vídeos no YouTube e disponibilizá-la no SoundCloud. E mais recentemente, surgiram os serviços de streaming de música online.
O mais popular no Brasil é o Spotify, que chegou ao país no ano passado. Há ainda outros como Deezer, Rdio, Google Play e o Apple Music, o último a ser lançado. Todos oferecem o acesso ao seu acervo musical de forma gratuita por um período e possuem versões pagas, além de disponibilizarem apps para dispositivos móveis.
Apesar do foco principal ser os consumidores de streaming de música, marcas tem também a possibilidade de criar canais musicais próprios e voltados para o seu target. O Spotify possui um serviço de segmentação de playlists para empresas.
Playlist Targeting no Spotify
Sempre que alguém clica no botão play em algum playlist, assinala uma preferência musical ou mesmo um humor. Essa ação é transformada em dados, que o Spotify disponibiliza para marcas atingirem o seu público-alvo. É a Playlist Targeting, uma solução que permite a realização de campanhas segmentadas com base nos dados de localização, gênero, idade, preferências musicais e horários de acesso dos usuários.
O Spotify transforma a percepção comportamental e a sua presença em 58 países na possibilidade de marcas alcançarem diretamente os consumidores do streaming de música. O Playlist Targeting faz parte de um conjunto de soluções chamado Spotify Audience Targeting, disponível no mercado brasileiro desde maio deste ano.
A Disney Pixar é um das marcas que utilizam o Spotify em campanhas segmentadas. Um exemplo foi uma playlist inspirada nos personagens de “Universidade Monstros” e usado para promover o filme no streaming de música.
Ms. Squibbles interpretou no filme a mãe de Mole e protagonizou um dos momentos mais memoráveis. Há uma cena em que ela aparece esperando as “crianças” saírem do carro e se despede dizendo que vai ficar ouvindo suas músicas. Para a surpresa do público, as músicas da amorosa mãe são heavy metal. Logo, o seu playlist no Spotify está recheado de clássicos do metal.
Canal brasileiro no Spotify
A Oakley é a primeira marca esportiva a investir no Spotify aqui no Brasil. Lançou recentemente um canal na plataforma de streaming de música, com playlists voltados para corredores e ciclistas. A ação faz parte da campanha One Obsession lançada no início do ano, que identificou o Spotify como um canal para a marca ter uma relação mais próxima com seus consumidores.
Os streamings de música estão fazendo bastante sucesso entre os jovens brasileiros. E as soluções do Spotify são ideais para quem deseja ampliar sua identidade de marca e se envolver mais com os clientes. Fica a dica para as empresas repensarem suas ações de marketing e, quem sabe, incluir os streamings de música em futuras campanhas.