A história da criação de algumas redes sociais é tão interessante que até podia virar filme. Não, espera… Criatividade, inovação e empreendedorismo estão sempre na receita da criação dos sites e redes sociais que usamos e amamos hoje. Mas, no processo entre um bom conceito e o estabelecimento de uma rede social de sucesso mundial, acontecem muitas brigas, roubo de ideia (ou não, isso é controverso), e soluções mirabolantes. Ler a história do Google, Facebook, Amazon e outros, pode ser uma boa janela para espiar como acontece o processo criativo de empreendedores geniais. Além de ser um bom aprendizado sobre gestão e relacionamento, nem que seja para entender o que não fazer. Quais desses vocês já leram?
1 – Bilionários Por Acaso – Ben Merizch
O livro promete “uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição”. Apenas! O relato de Merizch sobre a criação do Facebook já foi acusado de ser um tantinho exagerado. O problema ficou maior ainda quando a obra foi adaptada para o cinema, no filme A Rede Social. Aí é que a história foi ainda mais “embelezada”. A verdade é que o livro não é exatamente mentiroso. Mas, como foca nos depoimentos dos ex-amigos-agora-inimigos de Mark Zuckerberg, a história acaba sendo um pouco tendenciosa. O fundador do Facebook não aceitou receber o jornalista para falar sobre o assunto. Mas, mesmo sem Zuck, ou até por isso mesmo, o livro é bem divertido.
2 – O Efeito Facebook – David Kirkpatrick
Ao contrário de “Bilionários por Acaso”, este livro foi plenamente autorizado por Mark Zuckerberg, que participou de várias entrevistas com o jornalista David Kirkpatrick durante a elaboração da obra. Se o relato de Merizch é o filme de ficção sobre o início do Facebook, o livro de Kirkpatrick pode ser considerado o documentário sobre o mesmo tema. Uma das melhores obras desta lista toda, O Efeito Facebook conta não só como a ideia para a rede social surgiu (e todas as intrigas neste início), mas também como Zuckerberg e Cia transforam o conceito em algo utilizado por 1 bilhão de pessoas!! Parcerias, idas e vindas, mudanças de gestão, erros, compras e problemas fazem parte desta história. Ótimas lições de gestão e um livro sensacional para entender porque o Facebook é sim extremamente inovador, pioneiro e genial.
3 – De Zero a Um – Peter Thiel
Peter Thiel está no filme sobre o Facebook. Ele é muito citado tanto no Bilionários por Acaso e no O Efeito Facebook. Mas ele não é exatamente o cara mais conhecido quando falamos do Facebook. Apesar de ser um dos fundadores do PayPal, Thiel é mais (des)conhecido por ser um investidor-anjo que colocou dinheiro no Facebook quando a rede ainda estava começando. Neste livro, temos a oportunidade de ouvir o seu lado da história. O livro é recomendado por ninguém mais, ninguém menos que o próprio Mark Zuckerberg. Na obra, Thiel mostra como ele se tornou um dos investidores mais importantes do Vale do Silício.
4 – A Eclosão do Twitter – Nick Bolton
Quatro amigos se juntaram para desenvolver uma ideia brilhante que acabou se tornando o que chamamos hoje de Twitter. Nick Bolton, que é repórter do New York Times, mergulhou na história do microblog para escrever este relato e mostrar que, olha só, não foi bem assim. Um livro com o subtítulo “uma aventura de dinheiro, poder, amizade e traição” só pode ser, no mínimo, interessante.
5 – Um Passarinho me Contou – Biz Stone
Depois da publicação de A Eclosão do Twitter, Biz Stone deve ter pensando: ah não, agora eu vou ter que contar essa história do meu ponto de vista. O co-fundador do Twitter lançou sua versão um ano depois. Além de estar à frente do microblog, Stone é investidor-anjo de muitas (muitas!) outras empresas, é CEO de mais outras duas e já publicou outros livros, em especial, sobre blogs. Ele realmente deve ter muita história para contar. E dinheiro. Ele deve ter muito dinheiro.
6 – A Loja de Tudo – Brad Stone
Brad Stone, o autor desse livro, conseguiu resumir bem o que é a Amazon com esse título, não foi? Coloquei essa obra na lista porque, além de o livro ser bem interessante, sempre acho que Jeff Bezos é um dos empreendedores menos reconhecidos quando falamos dos gênios do Vale do Silício. Bezos, o idealizador da Amazon, tem toda uma vida de conquistas acadêmicas e empresariais e é o cara que, praticamente, definiu o ecommerce como conhecemos hoje. Somente.
7 – O que a Google Faria? – Jeff Jervis
Eu gosto muito do trabalho de Jeff Jarvis. Já escrevi sobre outro livro dele aqui. Nesta obra, Jarvis faz o que ele mesmo definiu como uma “engenharia reversa” da Google. Ele explica os processos administrativos e criativos da Google, identificando os pontos diferenciados e inovadores. Basicamente, o que faz da Google a Google. Depois, o autor mostra como aplicar essas lições em outros cenários como em instituições, universidades e até mesmo ao governo.
E vocês, concordam ou discordam da minha lista? Quais são os seus favoritos?