O fato é: estamos passando por uma crise econômica e social à nível mundial: o surto do coronavírus.
A pandemia tem sido controlada através de medidas drásticas e necessárias como a quarentena, mas isso tem seu preço, e o saldo vem em forma de crise econômica.
Algumas empresas fecham enquanto outras lutam para se adaptar a esse ambiente ao qual denominamos VUCA, acrônimo em inglês que significa um ambiente de Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.
As empresas que se adaptam são as que mais rapidamente transferem suas operações para o digital. O processo de captura de clientes, convencimento, vendas e entrega.
Mas por incrível que pareça, são em cenários de VUCA que as mudanças mais exponenciais e revolucionárias do mundo acontecem. A incerteza nos obriga a ter coragem e assumir os riscos que evitamos por muito tempo, e é esse o ambiente favorável a grandes mudanças.
Várias empresas viram a necessidade de adaptar rapidamente o modelo de negócio, focando em agir na internet. E é por isso que exemplos práticos de Marketing Digital são tão importantes neste momento.
É importante saber como outras empresas estão enfrentando o momento para ter insights e conseguir replicar as principais ações de sucesso.
Por isso, preparamos 3 dicas de soluções que foram utilizadas para contornar a crise e ajudaram essas empresas a se manterem ativas.
Deixar disponível gratuitamente produtos de alto valor
Não sei se você conseguiu perceber, mas muitas empresas, principalmente empresas de educação, disponibilizaram gratuitamente boa parte dos seus produtos e cursos pagos. Isso é uma técnica chamada “no brainer”.
Consiste em entregar o seu melhor produto viável de maneira gratuita. O objetivo é gerar valor e trazer para sua empresa pessoas interessadas no seu nicho. Após consumirem um bom produto de maneira gratuita ou por um preço irrisório, as pessoas tendem a consumir seus outros produtos pagos.
Essa técnica funciona tanto para produtos informativos quanto para produtos físicos, basta apenas adaptar.
Reforçar o posicionamento nas redes sociais
Durante a quarentena, a presença ficou ainda mais intensa. É a oportunidade de reforçar o posicionamento da marca em um ambiente com grande volume de audiência.
Muitas empresas perceberam agora que o mundo digital não pode ser renegado. Mais do que nunca a redes sociais se tornaram a vitrine do mercado, e ficar de fora não é uma opção.
Anúncios e cupons de desconto
Muitas empresas já se valiam de ferramentas de anúncios como o Google, Face e Insta Ads. Agora, essa atividade se tornou primordial.
Com os negócios fechados, a forma mais eficiente de captar novos clientes está sendo através de anúncios. Para maximizar a potência dos seus anúncios, muitas empresas têm recorrido também a cupons de desconto mediante cadastro.
Dessa forma mais pessoas são atraídas, cedem dados pelos quais você entrar em contato futuramente e convertem mais vendas.
Curtiu as dicas acima? Então aplica no seu negócio e depois conta pra gente como foi!