Na hora de produzir conteúdo e até mesmo de gerar anúncios, é bom ter bem esclarecidos alguns conceitos.
Alguns deles têm termos e ideias parecidas, mas na verdade desempenham papéis bem diferentes no seu negócio. Por isso, separamos para você dois termos que você não pode confundir. São eles o público-alvo e a persona. Qual a diferença entre eles?
O que é público-alvo?
O público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum, semelhantes. Você pode encontrar o público-alvo do seu produto/serviço analisando o perfil comportamental, socioeconômico e demográfico do seu consumidor.
E a persona?
Você pode obter a persona do seu produto/serviço criando o perfil de um cliente ideal fictício. A persona é formada a partir de detalhes bem específicos como comportamento, ideias, medos, anseios e outras características reais de seus clientes. O processo consiste em conceber um consumidor real seu e nomear os seus aspectos.
Suponhamos que você seja um social media, uma pessoa que presta serviços digitais como administração das redes sociais e sites. Como você poderia descrever seu público-alvo e sua persona?
Exemplo de público-alvo
Empresários, com idade entre 30 e 50 anos, residentes em Recife e com renda mensal acima de 8 salários mínimos.
Exemplo de persona
Roberto Alves tem 50 anos, mora na Zona Norte do Recife e gasta boa parte do seu tempo colocando em ordem a sua loja de bolos. Ele ama a sua empresa mas gostaria de passar mais tempo com a família. Também percebeu que todos os comércios têm investido no mundo digital, mas ele não está familiarizado com as ferramentas e nem tem tempo para se dedicar a elas. Tem como passatempo ver os jogos do seu time no estádio, beber com os amigos e almoçar fora com a família.
O público alvo serve como um Norte, um direcionamento para o seu conteúdo. Já a persona te auxilia a se comunicar de maneira mais próxima, empática e real com o seu público. Lembrando também que não se pode apenas ‘’imaginar’’ como seria sua persona. É necessário criar ela com base nos dados de pessoas reais, clientes ou leads reais, ok?
E aí? Agora ficou mais fácil de perceber a diferença entre os dois?