Conseguir direcionar a comunicação e o marketing da sua empresa para alcançar os resultados desejados é algo importantíssimo para qualquer negócio. E, para isso, é preciso definir o nicho de mercado que a empresa vai atuar.
Se você desenvolve uma campanha institucional, por exemplo, é preciso saber as estratégias corretas para atingir o público-alvo do seu negócio e conseguir o retorno esperado. Isso só é possível se o nicho estiver bem estabelecido.
Mas antes de falar como definir nicho de mercado da sua empresa, vamos à definição desse termo…
Nicho de mercado é um recorte extremamente específico dentro de um segmento de mercado. Ele engloba um público com necessidades, desejos e interesses bastante próprios.
Mas qual a importância de definir um nicho de mercado? Será que sua empresa corre algum risco por não ter um nicho bem estabelecido? E mais importante: como descobrir o nicho ideal?
É só continuar lendo este artigo que você vai ficar sabendo tudo sobre o assunto!
Tipos de nicho de mercado
Nicho de mercado baseado em segmentação geográfica
Esse nicho vai levar em consideração a localização do público consumidor e os concorrentes presentes nesse local em específico. Os dados analisados nesse caso são provenientes de um recorte que pode ser realizado por:
• bairro;
• cidade;
• estado;
• região;
• país;
• continente.
Nicho de mercado baseado em segmentação demográfica
A segmentação demográfica vai considerar as seguintes características do consumidor:
• faixa etária;
• gênero;
• renda;
• ocupação;
• raça;
• geração;
• nacionalidade;
• classe social;
• escolaridade, entre outros.
Nicho de mercado baseado em segmentação comportamental
O nicho baseado em segmentação comportamental diz respeito aos hábitos de consumo do público. As perguntas que essa segmentação busca responder para encaixar o consumidor num nicho comportamental são:
• o que o seu público procura;
• o que precisam;
• o que conhecem;
• o que consomem;
• em que quantidade consomem;
• com que frequência, etc.
Nicho de mercado baseado em segmentação psicográfica
A personalidade, o estilo de vida e valores do grupo consumidor, como o apego a causas ambientais, posicionamentos políticos, gostos e características pessoais em geral são os aspectos analisados na segmentação psicográfica.
Se encaixam no mesmo nicho psicográfico grupos que:
• têm o mesmo estilo musical preferido;
• seguem o veganismo ou vegetarianismo;
• são contra testes em animais;
• possuem intolerância à lactose;
• defendem a liberdade feminina, etc.
Qual a importância de definir um nicho de mercado?
Agora que já explicamos o que significa nicho de mercado, quais os tipos e como ele pode ser importante para guiar as estratégias de comunicação e marketing da sua empresa, vamos aos outros pontos que também precisam ter o nicho como norte.
Ao definir o seu nicho, você consegue atender um público muito mais específico e inclinado a adquirir seu produto ou serviço, ou seja, você apresenta o benefício da especialização. Quando um negócio não se preocupa em definir o nicho, ele acaba por atingir um público muito mais amplo, mas, em contrapartida, tem que lidar com uma concorrência muito maior.
Além disso, é importante definir um nicho de mercado para conseguir:
– Menor número de concorrentes: como já falamos anteriormente, quem não define um nicho tem que lidar com uma ampla concorrência. Mas, se o seu negócio trabalha na resolução de um problema muito específico, você estará lidando com um mercado carente e pouco explorado.
– Preços mais vantajosos: aqui pesa a questão da oferta e demanda. Ao definir um nicho, a empresa passa a atuar num mercado em que a demanda supera a oferta e esse cenário é super favorável para cobrar preços maiores.
– Planejamento de marketing eficaz: é super importante definir um nicho de mercado na hora de desenvolver o planejamento de marketing no seu negócio. O nicho permite que você entenda totalmente o público ao qual sua comunicação e estratégias de marketing serão direcionadas.
– Mais vendas: por atingir um público muito específico e que busca pela solução daquele problema em particular, definir o nicho vai possibilitar que você se comunique com um público muito mais inclinado a cumprir a jornada do cliente até o fim.
– Facilidade em fechar parcerias estratégicas: definir um nicho possibilita que você conheça muito bem o “chão em que está pisando”. O que quero dizer com isso é que por saber exatamente como é o mercado e o público, você terá mais facilidade em reconhecer as parcerias que realmente valem a pena, evitando gastos desnecessários, tempo e verba.
Consequências de não ter o nicho de mercado bem estabelecido
As consequências de não saber qual o nicho de mercado sua empresa atuará podem ser gigantes. O direcionamento de investimento para um público não condizente com o seu negócio pode levar a um grande prejuízo financeiro para a empresa.
Além disso, não saber o nicho de mercado ao qual a comunicação e o marketing serão direcionados, faz com que todo o planejamento estratégico do seu negócio perca a eficácia, o que acarreta na baixa conversão de vendas.
Outra perda que uma empresa pode ter, por não entender bem sobre nicho de mercado, é a de oportunidades de inovação. Por exemplo, se você não entende nada de nicho, como você vai perceber novas tendências que estão surgindo no mercado e aproveitá-las como oportunidade de negócio? Com certeza esse tipo de oportunidade passaria batido…
É por isso que você precisa garantir que seu negócio tem um nicho de mercado bem estabelecido. Principalmente se você é um empreendedor que começou a sua empresa a pouco tempo.
Descubra o seu nicho
Existem três principais critérios que você deve analisar para definir o seu nicho de mercado:
1- Atratividade: Esse nicho tem pessoas que estão dispostas a pagar por produtos ou serviços que você quer oferecer? Elas precisam estar disponíveis e interessadas em consumir o seu conteúdo. É atrativo financeiramente para você?
2- Paixão: O nicho que você está escolhendo para atuar te traz prazer? Você precisa sentir paixão pelo o que está escolhendo para ter motivação e fôlego para investir seu tempo nisso, especialmente porque haverá altos e baixos. Por exemplo, se você quer abrir um estabelecimento para bichos porque está super em alta mas não gosta de animais, a chance disso dar errado é enorme.
3- Conhecimento/Expertise: Você tem conhecimento sobre o nicho que está escolhendo? E eu não falo nem sobre educação formal, pois acredito que existem diversas formas válidas de obter conhecimento. Mas você precisa ter estudado de alguma forma essa área que está pensando em atuar.
Agora que você sabe tudo sobre nicho de mercado, me conta: a sua empresa já tem um nicho bem definido? Está tendo bons resultados com esse público de necessidades tão particulares?
Comenta aqui no post que quero saber!