Para se manter em primeiro lugar na corrida contra seus concorrentes, é necessário dominar com excelência as inovações tecnológicas que surgem cotidianamente.
E isso vale para empresas de qualquer segmento!
Entre essas inovações tecnológicas, podemos citar uma ferramenta essencial que tem como função manter a marca bem ranqueada, de forma orgânica, nos buscadores: o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca).
Em 2019, a ferramenta segue sendo a preferida das marcas que usam o marketing digital como estratégia de comunicação.
Tendências do SEO em 2019
O SEO é uma ferramenta que está em constante transformação e existem algumas novidades para você ficar ligado em 2019, como:
– Buscas por voz: diferentes públicos vem usando esse mecanismo cada vez com mais frequência, então é importante garantir que o site da sua marca, principalmente a versão mobile, funcione bem através de comandos de voz.
– Mobile: garantir que o site da sua empresa tenha uma versão mobile que funcione bem é essencial para garantir uma boa experiência ao usuário.
Além disso, as ferramentas de SEO verificam primeiro a versão mobile do site no momento de decidir seu ranqueamento no mecanismo de busca.
– Produção de conteúdo de qualidade: O ranqueamento do site agora depende também da qualidade do conteúdo postado, ou seja, um conteúdo pouco desenvolvido vai levar à queda da classificação do site nas buscas.
– Investimentos em propaganda nativa: além do ambiente digital ser muito competitivo, ainda existem os bloqueadores de anúncios que acabam por diminuir a eficácia das propagandas.
Isso representa um desafio para as empresas que devem investir em um formato de propaganda que se camufle naturalmente aos demais conteúdos da plataforma.
Como está o cenário brasileiro em relação ao uso do SEO?
O que se pode comentar em relação ao uso do SEO por empresas brasileiras é que a ferramenta está começando a ser utilizada mais intensamente no mercado.
De acordo com dados da Rock Content (2018), 59,8% das empresas brasileiras realizam otimizações de páginas. Delas, 81,2% executam essa estratégia há três anos.
A pesquisa ainda aponta que 44,3% das empresas que não investem em otimizações de páginas, têm como principal motivo para isso o desconhecimento de como fazer SEO.
Para se manter destacado no mercado, a tendência para 2019 é que pequenas, médias e grandes empresas sigam investindo em SEO para garantir bom ranqueamento orgânico.