A pesquisa SEO Trends, considerada a maior de marketing digital do Brasil, mostrou que cerca de 60% das empresas brasileiras utilizam ferramentas de otimização em seus sites ou mídias sociais. Desse total, mais de 80% já utilizam há mais de 3 anos, fato que prova a importância de investir em marketing digital. Estar na internet, como muitos pensam, já não é mais o suficiente, afinal, ter um site ou estar nas redes sociais é só o primeiro passo.
Se você se encaixa nesse perfil de empreendedor, é fundamental começar a pensar em estratégias de marketing digital para ter um lugar de destaque no mercado. Vencer a concorrência na internet e surpreender a sua audiência são passos imprescindíveis para o sucesso de qualquer negócio.
Como inserir o marketing digital na sua empresa
Ter um site funcional e visualmente bonito, além de redes sociais atualizadas, são estratégias que não garantem mais “atualidade” para uma empresa, como acontecia alguns anos atrás. A verdade é que muitos empreendedores não querem enxergar isso e continuam acreditando que já possuem o suficiente: a empresa na internet.
O marketing digital, nesse contexto, apresenta soluções inteligentes capazes de mudar todo um cenário empresarial. Impulsionar publicações no Facebook e Instagram, por exemplo, já é uma atividade primordial atualmente para quem deseja alcançar mais seguidores e engajamento nas redes sociais.
Campanhas no Facebook e Google, lançamentos de produtos (se for o caso) ou de outros materiais digitais, necessitam de monitoramento e otimização de um profissional de marketing digital. Além disso, é importante que sejam oferecidas recompensas à audiência, que normalmente são feitas por meio de e-book, palestras online, conteúdos por vídeos e etc.
Sem falar no blog, cuja função principal é mostrar autoridade no assunto e oferecer conteúdos de qualidade para captar pessoas interessadas no que você tem a vender. Há várias estratégias fundamentais para o seu negócio, e parte do processo vai depender do orçamento que você tem para investir e como tudo será otimizado na busca por resultados.
A alternativa que muitas empresas estão buscando para inserir o marketing digital, é contratar profissionais especializados ou, até mesmo, investir em consultoria. Em ambos os casos, o profissional vai estudar o que o cliente vende, analisar a concorrência e pensar estratégias e ferramentas que possam ajudar no processo de implantação.
O que esperar do marketing digital nos próximos anos
A previsão é que haja um aumento de 70% de novos investimentos em marketing digital pelas empresas nos próximos anos. Esse dado também foi divulgado pela pesquisa SEO Trends, cujas informações foram baseadas em análises de acontecimentos atuais.
Segundo a pesquisa, se analisarmos os investimentos em publicidade móvel feitos nos últimos cinco anos, é possível perceber como a internet, associada ao marketing digital, tem se tornado um lugar rentável. Muitos investimentos, independente do setor, prometem fazer parte de muitas empresas nos anos seguintes.
E você, amigo, já adotou o marketing digital no seu negócio?