O relatório do Instagram é fundamental para que o cliente e o profissional saibam o que está dando certo e o que pode ser mudado, a fim de obter melhores resultados diante das estratégias utilizadas. Mesmo com isso em mente, muitos profissionais não fazem o relatório, ou fazem mas não sabem qual ferramenta pode ser a melhor para o seu objetivo. E é sobre isso que vamos falar neste post!
De maneira geral, todo relatório é importante para que seja apresentado ao cliente o andamento e os resultados de ações planejadas. Ele é construído a partir de análise e gerenciamento de dados gerados durante um determinado período de tempo.
E o processo não poderia ser diferente em relatórios de redes sociais, principalmente do Instagram, plataforma que registra diversas atividades dos perfis a cada minuto.
A importância do Relatório do Instagram
Não basta saber que o seu público está dentro do seu perfil, é preciso estar por dentro, antes de tudo, da interação que esse público tem com o que você publica no seu Instagram. Além disso, analisar quantas vendas são efetuadas, quantos “directs” são recebidos, quantos novos seguidores surgem ou deixam de seguir o perfil, etc.
Todos esses detalhes precisam ser monitorados a todo momento, para que mudanças possam ocorrer e erros possam ser ajustados, afinal, o cliente quer retorno. Caso contrário, você não estará fazendo nada além do que deixar o feed “bonito” e atualizado.
Por isso é tão importante produzir relatórios organizados, bem elaborados e realizados periodicamente. É dessa forma que você vai entender o seu desempenho, bem como o comportamento da sua audiência. E aí você vai saber como otimizar melhor suas ações.
O que não pode faltar no relatório do Instagram
Não há uma regra básica sobre pontos necessários para um relatório do Instagram. Cada perfil comercial vai exigir alguns pontos que devem ser analisados, enquanto outros, nem tanto. Mas existem alguns pontos que são importantes e, na maioria dos casos, devem estar presentes no relatório.
Crescimento do número de seguidores
Fique de olho no quanto o número de seguidores cresce. Isso é fundamental para que você mostre para o cliente, no relatório, o quanto a audiência dele está crescendo. E isso é interessante para mostrar que as publicações estão “fazendo efeito”.
Engajamento dos seguidores com as publicações
Quantas curtidas e comentários, em média, você consegue atrair dentro de uma publicação? Essa análise caracteriza o quanto os seguidores estão engajados com o conteúdo que está sendo oferecido, além de aumentar a visibilidade do perfil para outros usuários que seguem mas não interagem tanto.
Formato dos posts que mais renderam interação
Fotos, vídeos e gifs são alguns dos formatos possíveis de serem publicados no feed do Instagram. Fique atento qual desses formatos rende mais interação entre o perfil comercial em análise e o público, para que você possa usá-lo com mais frequência, já que traz bons resultados.
Horários para publicação
É importante ficar atento aos melhores horários para publicação. Para saber disso, você precisa ficar de olho nos dados fornecidos pela própria ferramenta, para saber em qual horário seu público interage mais.
E aí, amigo, você é do time que faz relatórios do Instagram para os seus clientes?