A nova atualização dos aplicativos Facebook e Instagram promete ao usuário a identificação e gestão do tempo de permanência nos apps.
Parece interessante, já que muita gente não deve fazer ideia de quanto tempo passa conectada nesses aplicativos, ou seja, nem sempre existe gestão de tempo nas redes sociais. Para quem quer reduzir o tempo que fica conectado, vale a pena investir nesse recurso e começar a monitorar quanto do seu dia é investido nas plataformas.
Mas o recurso ainda está em fase de testes e deve ficar disponível para os smartphones do Brasil apenas nas próximas semanas.
Como vai funcionar
O Facebook e o Instagram vão registrar e disponibilizar dados de uso dos apps para todos os perfis que neles estão cadastrados. Para ter acesso a essas informações, o usuário vai contar com gráficos diários, onde estarão o tempo em que ele permaneceu online em um determinado dia. Isso será atualizado o tempo todo.
No Facebook, o usuário poderá ver através do caminho “Configurações” e depois “Seu tempo no Facebook”. Já no Instagram, o acesso é através de “Configurações” e “Sua atividade”.
O recurso também vai disponibilizar a opção de programar notificações de alerta, cujo objetivo é avisar ao usuário que o tempo de uso naquela plataforma já foi excedido, caso ele programe um tempo desejado e precise de um aviso para não extrapolar. A função de silenciar notificações por um período específico (no máximo 8 horas), também estará disponível.
Gestão de tempo nas redes sociais
Não é novidade para ninguém que o uso da internet, e principalmente das redes sociais, vem aumentando consideravelmente no mundo todo. É que as facilidades ali impostas sempre vão ter prioridade em nossos pensamentos, mas a gestão do tempo nas redes sociais é algo que não pode ser deixado de lado em hipótese alguma. E os responsáveis por estas plataformas, apesar de estarem sempre inovando e “prendendo” os usuários, estão cientes da importância de incentivar esse controle de tempo.
E aí, amigo, será que você tem investido mais tempo do que deveria nas redes sociais?