Uma nova tendência de mercado vem agradando bastante os brasileiros. São os aplicativos de serviços, que se dispõem a entregar praticamente de tudo para o consumidor. O IFood foi um dos precursores do delivery de alimentos, porém a novidade agora são ferramentas que também aceitam pedidos de farmácia, feira e supermercado.
Pesquisas indicam que entre 2018 e 2020, os pedidos online de alimentos cresçam 15%, enquanto que os feitos através de canais tradicionais, como o telefone, tenham queda de 8%. Isso mostra a relevância que os dispositivos móveis têm na mão do consumidor, aumentando as chances de faturamento das empresas.
Aplicativos de serviços
O estudo Tetra Pak Index, lançado hoje no Brasil, indicou que os aplicativos de serviços, como o de supermercado (entrega de alimentos e bebidas) online terão forte evolução nos próximos anos. Em escala global, esse mercado movimenta aproximadamente US$ 44,5 bilhões por ano, e deverá crescer 17,4% até 2022.
Comparado aos números brasileiros, a pesquisa mostra que o país ainda tem muito o que melhorar. O faturamento nacional dos meios online gira em torno dos R$ 75 milhões, e deve crescer 6,5% em quatro anos. Por essa razão, o mercado brasileiro ainda é considerado resistente para esse segmento.
Aplicativos no Brasil
No Brasil, alguns aplicativos de serviço já estão operando há algum tempo, como o Rappi. Através da ferramenta o usuário consegue encomendar comida, feira, caixa eletrônico, farmácia e até pedidos em loja de conveniência. Dessa forma, essas plataformas se tornam bastantes relevantes tanto para as empresas quanto para o consumidor.
Segundo a pesquisa, quatro tendências norteiam o crescimento do mercado online de alimentos e bebidas: sustentabilidade, personalização e exclusividade, conveniência, tecnologia e desempenho. Trabalhando bem essas questões, as empresas aumentam a chance se destacar em um mercado tão competitivo.
E ai, amigo, você já fez algum pedido online em aplicativos de serviços?