Em um levantamento realizado recentemente pela ICTS Outsourcing, foi revelado que Relações interpessoais são o maior tipo de reclamações em empresas brasileiras. A ICTS é uma empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos, sediada no Brasil mas que opera em escala global.
A coleta de dados foi feita a partir de 175 mil reclamações feitas pelos colaboradores das mais de 300 empresas que utilizam o serviço da ICTS. Após uma análise, foi possível criar um perfil dessas informações, as reclamações de relações interpessoais representaram 43,9% do total. Desses, grande parte está ligada a assédio moral e sexual.
Denúncias nas empresas
Além dos protestos citados anteriormente, outros agravantes também são vistos com maus olhos pelos profissionais dessas empresas. Entre elas estão a prática de atitudes ilícitas e mal intencionadas e o descumprimentos de normas internas, com 33% e 22% do total das reclamações, respectivamente.
Embora o ato de fazer algum tipo de protesto não seja feito por muitas pessoas, cerca de 28% das objeções analisadas pela ICTS não foram de denúncias anônimas. Um fato que chamou atenção é que em 55% das vezes um líder da empresa está diretamente ligada ao ato reclamado.
Aumento no número de denúncias
As empresas têm percebido que nos últimos anos tem aumentado o número de denúncias por parte dos colaboradores. Entre 2016 e 2017, por exemplo, a ICTS percebeu um crescimento de 46% na quantidade de reclamações. Cassiano Machado, sócio diretor da ICTS, revelou que do ano passado para 2018 os relatos de assédio sexual também foram maiores.
O principal canal utilizado para as reclamações foram feitas pelo computador e durante o horário de expediente. Mas Cassiano comentou a importância das criarem outros meios que possam dar voz para os colaboradores. De todas as denúncias recebidas, 69,5% foram classificadas como “em processo de apuração”, enquanto que 53% foram dadas como confirmadas.
E aí, amigo, o que você acha que as empresas devem fazer para evitar esses tipos de problemas?