Em 2014, a Accenture, consultora de Tecnologia da Informação baseada na Irlanda, lançou um estudo sobre os desafios para os executivos de marketing nos próximos cinco anos. Quatro anos depois, as transformações que o marketing digital trouxe ao mundo dos negócios são cada vez maiores.
Durante esse período, vários dispositivos foram criados para otimizar os resultados das empresas. Entre eles foi o WhatsApp como ferramenta de vendas, que cada vez mais vai sendo introduzido no planejamento estratégico das marcas. Isso é o que mostram as pesquisas.
Dados da pesquisa
O estudo foi realizado através de entrevistas com mais de 600 empresários de dez indústrias em onze países diferentes, incluindo o Brasil. Os resultados mostram que em 2014 o cenário já estava mudando em relação ao digital. Entretanto, o maior desafio era não deixar passar as oportunidades de estratégias e posicionamentos para pequenas e grandes corporações.
Em pouco tempo, o comércio eletrônico mudou não somente a maneira de divulgar os produtos e serviços, como também passou a mostrar sua potência global. Por isso, as empresas que ainda não voltaram a sua atenção para o virtual estão ficando para trás. Principalmente pelo fato dos consumidores já terem sinalizado que gostam de se relacionar com suas marcas preferidas através do aplicativo.
WhatsApp como ferramenta de vendas
O especialista em marketing digital, Conrado Adolpho, afirma que o WhatsApp como ferramenta de vendas tem muita relevância mercadológica. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de faturar mais com baixo custo de investimento. Ele diz que as empresas estão tomando um caminho diferente ao usarem a estratégia “onffline”. Redes como o app de mensagens, além do Instagram, Facebook e YouTube não precisam investir muito para obterem grandes lucros.
A estratégia consiste em atrair o consumidor para o ambiente online e vender no offline, por isso recebeu esse nome. Como o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros – as estátisticas apontam a existência de 1,5 dispositivo móvel por habitante -, ele se torna o principal canal de impulsionamento de vendas, principalmente para os pequenos negócios. Cerca de 40% dos empresários utilizam o app para vendas, o que representa uma grande fatia do comércio eletrônico brasileiro.
E aí, amigo, como você acha que o WhatsApp pode ajudar as empresas a faturar mais?