A Social Miner, uma plataforma de engajamento que ajuda e-commerces a aumentarem as vendas através de soluções focadas em pessoas, divulgou o relatório deste ano sobre o Dia dos Namorados, uma das maiores datas em termos de faturamento para o comércio eletrônico. A pesquisa foi realizada em parceria com três empresas: NeoAtlas, NeoAssist e Vindi.
Dados da pesquisa
O estudo analisou o comportamento de navegação de aproximadamente 25 milhões de usuários cadastrado na base da Social Miner, 1.200 sites cadastrados na base da NeoAtlas e 27 mil transações registradas pela Vindi. O período foi entre o dia 22 de maio a 12 de junho de 2018. A pesquisa estabeleceu um comparativo com os dados do mesmo período do ano anterior (2017) para oferecer um panorama completo sobre o consumo dessa época.
O levantamento mostrou que as categorias que mais se beneficiaram com a data foi a de Beleza e Saúde, com representatividade de 27% do total de vendas, seguida por Moda e Informática. Entretanto, a participação desses mesmos setores apresentou uma queda em relação a 2017, demonstrando que o consumo dos usuários está migrando para segmentos menos comuns e mais diferentes.
Números inesperados
A categoria de Livraria se revelou como o maior crescimento em relação ao ano passado, crescendo impressionantes 736%. O relatório descobriu também que durante o Dia dos Namorados 2018, categorias que apresentavam pouca representação de compra feminina, como a de Informática, tiveram um aumento de 40% na participação das mulheres. Enquanto isso, os homens cresceram em setores como Móveis, Eletrônicos e Livraria, além de terem apresentado uma variação positiva de 5,74% na categoria de Moda.
Apenas 6% das pessoas que compraram em 2018 realizaram uma compra na mesma loja em 2017, o que mostra que o esforço das empresas na retenção de clientes antigos ainda é muito baixo.
E aí, amigo, o que você achou do faturamento do Dia dos Namorados nesse ano de 2018?