Segundo uma recente pesquisa do Google, a falta de dados de clientes dificulta o marketing digital no Brasil. Além disso, o baixo engajamento das equipes internas de marketing das empresas também é um dos fatores que impedem a evolução de planejamentos estratégicos eficazes.
Além do Google, o levantamento teve a participação do Boston Consulting Group (BCG), empresa americana de consultoria com mais de 50 anos de atuação no mercado. Segundo o estudo, o marketing digital no Brasil ainda tem muito o que evoluir até conseguir se consolidar com eficiência.
Marketing digital no Brasil
A pesquisa foi realizada com a participação de 60 empresas do brasil, de 10 segmentos diferentes, partindo do automotivo, passando pelo de educação e vestuário. Dessas, apenas 2% foram classificadas como “em pleno aproveitamento”, ou seja, eram eficazes nas suas estratégias de marketing digital.
Grande parte delas (55%) ainda está no estágio emergente. E isso preocupa, pois 59% dessas empresas não fazem integração entre os dados online e offline. O que impressiona é a continuidade de processos manuais em um mundo com ferramentas que podem facilitar diversas operações. Uma delas é no envio de mensagem.
Maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas
Uma das maiores dificuldades relatadas pelas empresas é na entrega de mensagens de forma automatizada. Isso foi relatado por 96% dos entrevistados. Dan Reicher, diretor do BCG e um dos organizadores do estudo, revelou que esses dados mostram a urgência que as empresas têm na atualização dos seus processos.
Para Reicher, as organizações não têm dificuldades apenas em acompanhar as novas tecnologias, mas também em barreiras internas. O estudo mostrou que 73% sofrem com lideranças inadequadas. Além disso, muitas empresas terceirizam o trabalho de marketing digital.
E aí, amigo, quais as maiores dificuldades que você encontra para aplicar as estratégias de marketing digital na sua empresa?