As novas alianças entre o Carrefour, rede internacional de hipermercados, e as gigantes da tecnologia, Google e a chinesa Tencent foram feitas. Esse acordo mostra que o investimento da varejista francesa no comércio eletrônico está cada vez maior, segundo o presidente-executivo do grupo, Alexandre Bompard. O empresário afirma que acelerar o processo de expansão do e-commerce do Carrefour é a prioridade absoluta da loja.
Objetivos da empresa
Bompard assumiu o comando do Carrefour em julho de 2017 e diz que a visão da empresa é se modernizar cada vez mais, visto que a concorrência da Amazon e de outros negócios online estão maiores. O executivo declarou que há pouco mais de seis meses, o Carrefour estava isolado – todos estavam fazendo parcerias e eles estavam sendo deixados para trás.
“A companhia novamente se tornou atrativa para os clientes e para o mercado, além de estar extremamente ofensiva. Eu estou muito orgulhoso da parceria com o Google, pois mostra que o Carrefour está de volta ao nível mais alto em todo o mundo”, alega Alexandre.
Futuro para as marcas
A maior varejista da Europa anunciou no início do ano que tinha planos de ampliar o investimento no comércio eletrônico, reduzir custos, cortar postos de trabalho e buscar parcerias na China, com o objetivo de aumentar o lucro e superar os rivais domésticos. Como parte desses planos, o Carrefour anunciou a aliança com o Google, visando investir 2,8 bilhões de euros no setor de e-commerce até 2022.
O futuro das marcas é apostar no comércio eletrônico, principalmente em sites e aplicativos para dispositivos móveis, já que é o maior canal de acesso pelos usuários. Percebendo que estava ficando de fora do crescimento do faturamento, o Carrefour resolveu colocar todo o foco na área.
E aí, amigo, você também tem algumas estratégias específicas para o seu e-commerce?