A Apple costuma vender dispositivos em vez de confiar em anúncios em suas operações. No entanto, isso está prestes a mudar. De acordo com o The Wall Street Journal, a fabricante de iPhones quer adaptar sua estratégia de crescimento. Para isso, vem buscando expandir seus negócios de publicidade digital, além de vender dispositivos para promover serviços.
No ano passado, a Apple se reuniu com empresas como Snap, Pinterest Inc e outras empresas que participam da rede da Apple, para distribuir anúncios em seus aplicativos, diz o jornal. A Apple compartilharia a receita com os aplicativos que exibem os anúncios, com a divisão variando de aplicativo para aplicativo.
Ou seja, além de exibir anúncios de aplicativos na busca da App Store, desenvolvedores e empresas poderiam incluir tais anúncios nos resultados de pesquisa dos próprios apps.
E o que isso significa?
Na prática, no Pinterest por exemplo, o usuário poderá buscar por imagens de comidas e ser impactado por um aplicativo delivery; já no Snapchat, usuários que pesquisassem por “campeonato brasileiro” poderiam ser impactados por aplicativos de revenda de ingressos.
A medida se expandirá para o próprio negócio da Apple, que vende anúncios promocionais para termos de busca em sua App Store. Isso gerou quase US$1 bilhão em receita no ano passado, segundo o jornal.
Divulgação
Por fim, o texto aponta que a Apple deve anunciar a ferramenta nesta semana, durante a Worldwide Developers Conference 2018 (WWDC), evento da empresa voltado para desenvolvedores. Neste evento, em andamento na Califórnia, a Apple já iniciou suas apresentações com o anúncio da nova versão do seu sistema operacional, o iOS 12, a mais recente plataforma da empresa que é focada em realidade aumentada e ganhou novos apps. O evento vai até o dia 8 de junho de 2018 e acontece no San Jose Convention Center, San José, Califórnia, EUA.
E aí, amigo, o que você acha da iniciativa da Apple?