O Facebook lançou nesta quarta-feira, 02 de maio, seu novo produto, o Oculus GO, que promete ser uma alternativa menor e mais barata para os dispositivos de realidade virtual dentre os disponíveis no mercado. O óculos não depende de computadores ou smartphones para funcionar, tornando-se um aparelho acessível para quem não possui um celular compatível com os óculos disponíveis no mercado atual ou deseja um produto mais portátil que o padrão.
O app do produto oferece videochamadas ao vivo, feed de notícias e galerias de imagens, entre outros recursos. Além de canais de televisão, filmes, sistemas de streaming, bem como criações exclusivas para o mundo da realidade virtual como shows de humor, por exemplo.
Possibilidades do Oculus Go
A Oculus vai incluir o Go em sua plataforma corporativa, que oferece soluções que integram a realidade virtual aos processos internos. É por meio dela, por exemplo, que montadoras de automóveis oferecem a potenciais clientes a chance de observar um carro por dentro e realizar alterações em tempo real. Além disso, empresas de logística e engenharia poderão oferecer treinamentos para seus profissionais utilizando a tecnologia.
Esse tipo de tecnologia é algo ainda pouco usado pelas empresas, mas é uma ferramenta de grande potencial pois gera uma ótima experiência de consumo. De acordo com Maya Abinakad, diretora global de marketing da Oath, fazer marketing é muito mais do que colocar anúncios na televisão ou internet. Diz respeito a como criar conexões humanas, estimular emoções, e escutar os consumidores para conseguir se envolver com eles. É importante o modo como a marca é apresentada e “embalada”, como é a experiência da loja, o atendimento ao cliente, o contato nos aplicativos móveis, etc.
Aplicações nos negócios
Mesmo que ainda pouco utilizada, a realidade virtual oferece uma infinidade de possibilidades que podem enriquecer a experiência de consumo em diversos segmentos. Um ótimo exemplo de como a realidade virtual pode ser utilizada no marketing das empresas está na Agrishow, uma feira internacional de tecnologia agrícola realizada na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo.
Os visitantes da feira podem interagir com um robô na montagem de uma colheitadeira através da realidade virtual. O objetivo da experiência é demonstrar os benefícios da colheitadeira Axial-Flow Série 230 Extreme. Para participar, basta ir ao estande. O virtual experience funciona das 8h às 18h e vai até o dia 4 de maio.
E aí, amigo, você acha que a realidade virtual vai começar a ganhar espaço no marketing?