De acordo com a previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, o e-commerce no Brasil deve movimentar R$ 2,9 bilhões até este domingo, no Dia das Mães. Segundo a pesquisa, a data é considerada a segunda mais importante para o varejo depois do Natal e deve ter um crescimento de 17% quando comparada com o ano passado.
Dados da pesquisa
A ABComm estima que cerca de 8,7 milhões de pedidos sejam realizados durante esse período, com um tíquete médio de R$ 332. As categorias que mais venderão produtos são as de moda, cosméticos, eletrodomésticos, flores e casa e decoração.
De acordo com Maurício Salvador, presidente da empresa, a confiança dos consumidores aumentou muito com o sentimento da retomada lenta da economia. “É esperado que os consumidores aproveitem a melhora no momento econômico para ir às compras, principalmente em um momento de inflação baixa”, afirma.
O otimismo
Vários varejistas estão preparados para o aumento expressivo da demanda de produtos e serviços. A expectativa é um crescimento de mais de 30% nas vendas em relação ao Dia das Mães de 2017. A data é o período mais relevante do primeiro semestre de todo ano, representando 65% do faturamento do mês de maio e 8% do anual.
Como você viu aqui no Digaí, o valor total de vendas nos e-commerces deve crescer 35% em comparação ao ano anterior. Essa previsão é otimista para os empresários, já que o número de pedidos apresentou acréscimo de 30% nos últimos dois anos. O maior responsável por essa alta é a relação de interação das pessoas com os dispositivos, que está cada vez mais segura e confiante, além dos sinais de melhora da economia e a queda de juros.
Com esses fatores combinados, os consumidores estão propensos a comprarem mais, impactando diretamente no crescimento do número de pedidos e no ticket médio.
E aí, amigo, você também está otimista com as vendas do Dia das Mães?