Essa semana mostramos aqui no Digaí que a ocorrência de crimes digitais está crescendo no Brasil. E segundo uma pesquisa recente, a segurança dos e-commerces pode afetar o diretamente o faturamento das empresas. De acordo com o Mapa da Fraude, a cada R$ 100 vendidos, as lojas têm um prejuízo de R$ 3,42.
O tipo de fraude mais comum é o roubo de informações e dados pessoais do consumidor, os quais o criminoso utiliza para fazer compras em outros e-commerces. Um levantamento da Serasa Experian, em parceria com a consultoria BigData Corp, mostrou que 20% das lojas virtuais do Brasil não são seguras.
Segurança dos e-commerces
A pesquisa da Serasa em parceria com a BigData foi realizada durante o mês de janeiro com uma análise de 4.3 milhões sites. Só em 2017 foram registradas um total de 1,964 milhão de tentativas de fraudes, 8% a mais do que 2016 e o pior resultado desde 2015. Já nos dois primeiros meses de 2018, foram contabilizadas mais de 305.480 de tentativas, uma a cada 17 segundos.
Murilo Couto, gerente de certificação digital da Serasa Experian, aconselha os
consumidores a verificarem a existência do certificado SSL no site visitado, pois esse recurso estabelece uma conexão segura por utilizar a criptografia entre o servidor e os dados de tráfego.
A segurança e o faturamento das empresas
A pesquisa mostrou que 19% dos sites analisados não possuem o certificado SSL, algo em torno de 817 mil endereços eletrônicos. O percentual aumenta bastante quando é levado em consideração apenas sites corporativos ou blogs, com 78% e 26% respectivamente, o que é um risco para o usuário.
Cassio Brodbeck, expert em segurança virtual, diz que é fundamental que o consumidor procure saber mais sobre o e-commerce que está sendo feito o compartilhamento de informações. Quanto mais segurança as empresas oferecerem aos seus clientes, maiores serão as chances de vendas.
E aí, amigo, você se sente seguro comprando nos e-commerces brasileiros?