Hoje será lançado em São Paulo o primeiro coworking de e-commerce do Brasil. A iniciativa partiu da junção de duas grandes empresas, a VTEX, especializada em cloud commerce, e a Copa Network, rede de coworkings presente na capital paulista e com uma unidade em Brasília.
O objetivo do projeto é viabilizar negócios de lojas virtuais e ajudar no processo de colaboração de experiências dessas empresas. Pelo fato dos e-commerces serem voltados para ambientes virtuais, há uma certa dificuldade desse segmento em ampliar o networking, o que poderia ajudar bastante no crescimento dessas empresas.
Compartilhamento de experiências
A participação direta da VTEX já é um fator determinante no sucesso da iniciativa, tendo em vista que a instituição há anos trabalha em parceria com marcas de renome mundial, como Walmart, Whirlpool, Lego, Disney, L’oreal, Sony e Coca-Cola. Com a disponibilização de um ambiente físico, os e-commerces poderão aproveitar para trocar experiências em atividades do dia a dia.
Sendy Cristani, diretora de marketing do coworking, revelou que o Copa by VTEX irá impulsionar os negócios digitais, além de poder oferecer experiências únicas aos integrantes da rede. O espaço também contará com eventos exclusivos, como programas de mentoria, workshops, fóruns e rodadas de negócios.
Vantagens do coworking para e-commerces
Uma das vantagens do coworking para os e-commerces é a possibilidade de operar em espaços físicos reduzidos, além de não precisar de um grande número de colaboradores. Embora isso seja positivo em alguns aspectos, pode acabar reduzindo o compartilhamento de informações que possam ajudar a melhorar os processos da empresa.
O coworking, por abrigar diversos negócios em um mesmo espaço, possibilita a troca de experiências a todo momento, além de não elevar demais os custos operacionais. Não é à toa que esse tipo de ambiente compartilhado vem crescendo bastante ao redor do mundo, com ótimos resultados alcançados pelas empresas integradas. Para maiores informações sobre a iniciativa, clique aqui.
E aí, amigo, como você acha que um e-commerce pode se aproveitar do espaço de um coworking para se desenvolver mais?