Um recente estudo do IBGE, principal órgão do governo nacional de pesquisa e estatística, mostrou a importância dos smartphones para estratégias de marketing nas empresas. Segundo os dados coletados, 92,3% da população brasileira utiliza esse dispositivo como principal ferramenta para se conectar à internet.
As facilidades que esse aparelho oferece ao usuário, como acesso à internet a qualquer hora do dia e qualquer lugar, foram fundamentais para o crescimento da popularidade dele nos últimos anos. Além disso, cada vez mais as pessoas querem respostas mais rápidas, fato que é suprido através dos smartphones.
A importância dos smartphones
Além dos dados do IBGE, informações de pesquisas internas do Google mostram que nos últimos anos houve um aumento de buscas com os termos “perto de mim”. Só em 2017 as pesquisas “bares perto de mim” tiveram um aumento de 12.800%, enquanto que “restaurantes perto de mim” foi digitado 210% mais vezes em relação a 2016.
Isso mostra a importância dos smartphones, pois as respostas dependem da geolocalização, que só é detectada a partir dos dispositivos móveis. Um relatório recente da GSMA, entidade mundial que representa as empresas de telefonia móvel, revelou que há 170 milhões de aparelhos conectados à internet no Brasil.
A relevância da geolocalização
Através do GPS conectado aos smartphones é possível identificar o comportamento do usuário, como os locais que ele mais frequenta, a que horas, e até mesmo o que ele consome. Com essas informações, as empresas têm a capacidade de criar estratégias de marketing que podem atingir o público-alvo com precisão.
Algumas plataformas de anúncios online, como o Adwords, utilizam esse recurso como forma de segmentar público. E algumas empresas já estão se aproveitando disso para aumentar o faturamento, como o Ifood, que consegue oferecer ao consumidor opções de restaurantes de acordo com a localização.
E aí, amigo, sua empresa aproveita as vantagens oferecidas pelos smartphones e pela geolocalização?